Casa Created with Sketch.

Casa modular com teto coletor de chuva se adapta a qualquer lugar

Com arquitetura contemporânea, a construção de 23 m² é portátil e sustentável

O ŠA atelier apresenta a 019 Cabin, uma casinha portátil, feita em um sistema modular. A primeira cabine dessa série chegou à Ilha das Maçãs, na Lituânia, mas pode ficar em qualquer local onde o sol, o vento e a água sejam características climáticas proeminentes.

 (Reprodução/ArchDaily)

O sistema modular define a estrutura como um conjunto de elementos individuais: colunas, pisos, paredes, telhado, etc. Dessa forma, a construção pode ser transportada em partes montadas ou separadas, dependendo da situação. Além disso, o sistema permite que a cabine seja construída em diferentes tamanhos e configurações.

 (Reprodução/ArchDaily)

Durante as primeiras etapas do projeto não se sabia onde o edifício seria construído. A única informação que o ŠA atelier sabia era sobre as condições climáticas. Como resultado, o teto da cabine foi projetado para parecer que está flutuando no ar. Além de proteger a estrutura do calor do sol, ele tem uma forma que coleta a água da chuva, despejando-a de um plano para outro e exibindo seu escoamento.

 (Reprodução/ArchDaily)

A casa se adapta ao terreno natural por estar apoiada em pernas esguias, de alturas variáveis. O metal utilizado na construção e fachada é incolor, deixando um padrão único criado durante seu processo de fabricação. Portanto, todas as cabines modulares têm gráficos de fachada ligeiramente diferentes.

 (Reprodução/ArchDaily)

Localizada na Ilha das Maçãs, a primeira cabana é cercada por uma topografia característica com exuberante vegetação nativa. O local revelou as vantagens da arquitetura da estrutura: nenhuma operação de construção local foi necessária e o volume visualmente leve fundiu-se harmoniosamente com a paisagem natural.

 (Reprodução/ArchDaily)

Enquanto isso, todos os componentes internos foram projetados individualmente para a cabine. Dentro da estrutura de metal, encontra-se um acabamento de madeira compensada natural quente. O espaço de 23 m² conta com dois quartos, uma sala, uma cozinha e um banheiro. Esta função extensa foi possibilitada por móveis transformáveis. Já a porta de vidro, é dobrável e abre em toda a largura, e o interior se expande para um terraço ao ar livre com vista para o lago.

Veja abaixo mais imagens do projeto:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s