Arquitetos se unem para dar cor e vida à uma ponte de Xangai, na China

Além de levarem uma atmosfera mais alegre para a cidade, as cores delimitam os espaços e criam uma hierarquia de velocidades

Por Kym Souza 27 jul 2020, 10h50

Pensando em trazer mais cor e novos ares para Xangai, na China, o escritório chinês 100architects apresentou o projeto High Loop, que é uma proposta de intervenção urbana para a renovação da Puji Road. A icônica ponte foi construída sobre o riacho de Suzhou, em 1997, conectando o distrito de Jing’an e Zhabei. Ela foi reformada em 2009 para permitir acesso a veículos pequenos, como motos e scooters, melhorando a conectividade urbana.

100architects/Casa.com.br

A ponte se estende por mais de um quilômetro e apresenta um grande potencial para se tornar um marco urbano local. Por isso, os arquitetos do 100architects criaram a proposta, que visa transformar a ponte em um parque elevado movimentado, permitindo que os pedestres vivenciem uma viagem única por uma das áreas mais densas de Xangai.

100architects/Casa.com.br

Chamado de High Loop, o projeto substitui o asfalto cinza e dá lugar à cores vibrantes, tornando a passarela elevada atraente. A estratégia de design é organizar as diferentes circulações por cores, criando uma hierarquia de ritmos e velocidades em que a ponte pode ser transitada.

Enquanto uma faixa reta verde define a via rápida para bicicletas e motos, um caminho cheio de curvas em magenta foi introduzido propositadamente para fazer os pedestres andarem mais devagar. Um circuito contrastante que incentiva os pedestres a irem devagar, curtir a viagem e as vistas privilegiadas da paisagem urbana de Xangai e do riacho de Suzhou.

Continua após a publicidade

100architects/Casa.com.br

Os espaços em ciano definem os lugares onde se pode parar e ficar, encontrar-se com outras pessoas e socializar. Pensada para fazer um piquenique e até mesmo para os pequenos comércios móveis, a cor também funciona como um fundo para as pistas verde e magenta.

100architects/Casa.com.br

O novo design não altera a estrutura atual, mas a transforma adicionando apenas uma paisagem colorida e objetos urbanos funcionais na parte superior. Aprimorando assim o sistema de circulação e a funcionalidade da ponte.

Continua após a publicidade

Publicidade