60 anos de Brasília: o mobiliário que recheia as obras de Niemeyer

Nos 60 anos da capital federal, relembramos o mobiliário produzido pelos mestres do design brasileiro para os palácios desenhados por Niemeyer

Por Editora Olhares / Janela 29 abr 2020, 10h00
Reprodução/Olhares.news

Não há como mencionar Brasília sem pensar em seu precioso conjunto urbanístico e arquitetônico planejado por Lucio Costa e Oscar Niemeyer nos anos 1950. Há, porém, outros tesouros desse período pouco conhecidos do público, como o mobiliário idealizado por nomes como Anna Maria Niemeyer, Sergio Rodrigues, Bernardo Figueiredo e Jorge Zalszupin para os palácios do governo.

Para conhecer melhor essa história, entrevistamos o economista João Carlos Ramos Magalhães, que foi coordenador da Comissão de Curadoria da Presidência da República e responsável por recuperar originalmente vários desses interiores. Veja ainda nossa seleção de móveis palacianos e o artigo do diplomata Heitor Granafei, curador da exposição “Desenhando para um Palácio – o Itamaraty e o Design”, em 2018.

Reprodução/Olhares.news

Palácio da Alvorada, 1960. Mobília e projeto de interiores de Anna Maria Niemeyer, que combinava suas criações contemporâneas com peças tradicionais.

Continua após a publicidade

Reprodução/Olhares.news

Na imagem acima, o Salão Nobre do Palácio do Planalto, no mesmo período.

Quer conferir a entrevista? Então clique aqui e veja o conteúdo completo da Olhares.News!

[newsletter[

Continua após a publicidade

Publicidade