Quem disse que concreto precisa ser cinza? 10 casas que provam o contrário
Conheça 10 projetos que deram cor ao material a partir de diferentes técnicas
Apesar de muito associado a tons de cinza, o concreto usado na estrutura de casas, em especial nas fachadas, não precisa ficar restrito a essa paleta. Dependendo dos objetivos do projeto, é possível ganhar ludicidade, vivacidade e até um ar mais natural incorporando pigmentos ao concreto – que podem vir de origens diversas.
A seguir, selecionamos 10 ideias inspiradoras para você ampliar as possibilidades de uso desse material.
1. Concreto rosa na costa inglesa
Projeto de RX, a Seabreeze é uma casa de férias projetada para um casal com três filhos. Situada na praia de Camber Sands, em uma área de interesse ecológico, a ideia de pigmentar o concreto de microfibra durável surgiu com dois objetivos: suavizar o impacto da construção na paisagem e criar uma casa confortável e divertida.
2. Casa em concreto vermelho, na Noruega
Na cidade de Lillehammer, o inusitado tom vermelho desta residência foi obtido a partir da adição de óxido de ferro à mistura do concreto. O projeto, do estúdio Sander+Hodnekvam Arkitekter, usou painéis de concreto pré-fabricados, que ainda deram à fachada um padrão geométrico.
3. Casas de luxo em Portugal
Desenhadas pelo estúdio catalão RCR Arquitectes, vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura, estas casas foram construídas numa estância balneária na região de Algarve, Portugal, a partir de planos sobrepostos de betão vermelho pigmentado.
4. Casa P, na França
Semienterrada, a casa em Saint-Cyr-au-d’Or foi construída com concreto tingido com ocre. O resultado foi alcançado por meio de uma produção especial, em que o material passou por vibração manual para liberar bolhas de ar e adquirir um acabamento espesso e imperfeito. A casa foi um experimento do escritório Tectoniques, especializado em construções de madeira.
Veja também
- As 10 casas de 2021 mais incríveis do Dezeen
- Casa de campo: 33 projetos inesquecíveis que convidam ao relaxamento
- Casa container: quanto custa e quais os benefícios para o meio ambiente
5. Casa de praia no México
As casas do Mazul Beachfront Villas, projeto do estúdio Revolution, foram construídas com uma combinação de tijolos ásperos e concreto vermelho liso, obtido através de um pigmento colorido com o tom do terreno arenoso do local. Situado na costa de Oaxaca, de frente para o Oceano Pacífico, as casas receberam o prêmio de casa rural do ano no Dezeen Awards 2021.
6. Casa de férias no México
A Casa Calafia, na Baja California Sur, México, recebeu concreto em um tom avermelhado de terra, alcançado com a adição de pigmentos naturais. O projeto da RED Arquitectos foi feito para ser uma casa de férias para um casal que mora nos EUA.
7. Casa rústica na Irlanda
No condado irlandês de Kerry, o escritório de arquitetura Urban Agency usou pó de óxido de ferro na massa do concreto desta casa de campo tradicional, resultando em uma cor enferrujada. A solução foi pensada para imitar os celeiros de aço corrugado que são comuns na região.
8. Casa branca, na Polônia
O estúdio KWK Promes projetou a House on the Road em concreto branco para parecer que surgiu da sinuosa estrada no mesmo tom que atravessa o local.
9. Casa na zona rural, Austrália
Projeto do escritório de arquitetura Edition Office, a Federal House recebeu concreto pigmentado de preto e ripas de madeira. Escavada em uma encosta na zona rural de Nova Gales do Sul, a casa torna-se discreta na paisagem.
10. Casa de férias em parque nacional, México
O OAX Arquitectos projetaram a Casa Majalca no Parque Nacional Cumbres de Majalca. Aqui, o concreto em tom terroso é resultado do trabalho de artesãos locais contratados para produzir formas de concreto irregulares e de aparência natural. Misturada à terra, a cor remete ao passado cultural dos sítios arqueológicos de Paquimé e Casas Grandes.
*Via Dezeen