Cabana Contemporânea convida para glamping em Caxias do Sul

Projeto do arquiteto Saymon Dall Alba cria hospedagem em meio à natureza, com obra rápida, limpa e muito confortável

Por Giuliana Capello Atualizado em 14 mar 2022, 14h26 - Publicado em 14 mar 2022, 19h00
Cabana metálica com interior revestido em madeira, com vista para paisagem de montanha
Guilherme Jordani/Reprodução

Já ouviu falar em glamping? O conceito está em alta: uma mistura de camping, com muito contato com a natureza, mas com muito conforto (daí a referência à palavra glamour). Neste projeto da Casa Asolo (87 m²), do arquiteto Saymon Dall Alba, a ideia é exatamente essa, estar muito perto da paisagem e interagindo com ela em todos os ambientes.

Homem aprecia vista de montanha a partir do deck de madeira de sua cabana em steel frame.
Guilherme Jordani/Reprodução

Construída em steel frame, que garante menor tempo de obra (apenas 5 meses) e mobilidade dos materiais em topografias mais íngremes, a casa traz um ar de cabana contemporânea e está inserida em um complexo de hospedagem local.

Deck de casa na montanha com vista panorâmica para paisagem natural deslumbrante e andar superior com panos de vidro.
Guilherme Jordani/Reprodução

Grandes panos de vidros e o pé direito duplo garantem a vista panorâmica incrível do nascer e do pôr do sol na região do Cerro da Glória. A iluminação em LED com temperatura de cor mais baixa (3000 Kelvin) garante mais aconchego.

Continua após a publicidade

Veja também

Quarto com banheira em cabana na montanha com paredes de vidro e vista panorâmica para a paisagem.
Guilherme Jordani/Reprodução

Um volume suspenso de fundos, que abriga o quarto com banheira de hidromassagem, foi a estratégia para aproximar ainda mais o visitante desse entorno natural.

Sala de estar e jantar em cabana de steel frame com revestimento em madeira. Com lareira e abertura em vidro que permite ver a paisagem de montanha.

A cabana conta com lareira e ar-condicionado dimensionado para as duas áreas, permitindo conforto no inverno e no verão. As aberturas foram pensadas de forma estratégica para circulação de ar, reduzindo, assim, o gasto energético com climatização.

Detalhe da entrada de cabana contemporânea construída em steel frame com acabamento em madeira e vista da paisagem montanhosa.
Guilherme Jordani/Reprodução
Continua após a publicidade

Publicidade