Casa Created with Sketch.

5 dicas para usar o ar-condicionado de forma saudável

Especialista indica o que deve ser feito para garantir a qualidade do ar e evitar a proliferação de vírus

O novo coronavírus trouxe uma série de questionamentos e obrigou que o mundo revisasse vários hábitos. Um dos assuntos mais polêmicos foi em relação ao uso do ar-condicionado.

De acordo com o engenheiro e especialista em climatização e refrigeração da Trane, Rafael Dutra, o uso do equipamento pode contribuir para a boa qualidade do ar em ambientes fechados. A seguir, confira algumas medidas a serem tomadas, elencadas pelo profissional, para garantir segurança.

 (reprodução/ Hunker/Pinterest)

1. Ajuste do fluxo de ar

Ajustar o fluxo do ar faz com que o aparelho capte mais ar externo e renove o ar do ambiente – contribuindo na redução de vírus no ambiente. “O sistema é mais exigido com reflexo no consumo de energia, mas num cenário crítico como o atual, esse aumento do custo compensa “, afirma Dutra.

2. Projeção do fluxo de ar

Definir o caminho que o ar irá percorrer internamente de maneira eficiente garante um melhor fluxo em todo o sistema. Para isso, é necessário chamar um projetista para avaliar a difusão do ar e criar um sistema que seja mais limpo e seguro. Além disso, é importante fiscalizar se o aparelho segue o embasamento em normas regulatórias e nas recomendações mais recentes divulgadas pela ASHRAE e ANVISA.

3. Ajuste de umidade

O excesso de umidade no ambiente pode trazer diversos problemas tanto para a saúde como para o lar – como a incidência de mofo, por exemplo. Ambientes com umidade inferior a 40% ou superior a 60% possuem redução na capacidade de resposta imunológicas dos indivíduos.

Este controle é importante para garantir a qualidade do ar interno e evita a proliferação de fungos. De acordo com o engenheiro, para definir o nível adequado e fazer as modificações, é importante contar com a ajuda de um especialista.

4. Mantenha portas e janelas abertas

Diferente de tudo que se pensava, é possível e recomendado o uso de ar-condicionado mantendo o ambiente aberto! De acordo com o especialista: “mesmo com um sistema de ar altamente eficiente, é fundamental ter uma saída para o ar interno. Isso proporciona renovação constante do ar, tornando o ambiente mais seguro”.

5. Tecnologia PHI

A tecnologia possui um sistema de foto hidro ionização que elimina microrganismos patogênicos, tanto em suspensão no ar, quanto nas superfícies do ambiente.

O processo acontece liberando H2O2, íons hidroxila e superóxido – que tem um alto potencial oxidante e, por essa razão, são capazes de eliminar bactérias, vírus e fungos do ambiente.

Além da ação germicida direta da lâmpada UV, que é a força ativa da tecnologia PHI, o peróxido de hidrogênio e os íons gerados, difundidos no ar, eliminam os microrganismos que podem causar doenças.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.