Casa Created with Sketch.

Fim de ano em casa: como deixar os ambientes mais aconchegantes

Separamos algumas dicas simples que garantem bem-estar e conforto para celebrar o Natal e Ano Novo no conforto do lar

As festas de final de ano serão diferentes em 2020. Com a pandemia, muitas famílias abriram mão de viajar e irão fazer uma comemoração mais simples em casa mesmo. A arquiteta e CEO da ArqExpress, Renata Pocztaruk nos indicou algumas dicas para deixar seus ambientes mais confortáveis e intimista para os feriados. Confira!

 (Júlia Tótoli/Casa.com.br)

“Nesse final de ano, muitos precisaram postergar viagens e, assim, redecorar com um orçamento mínimo se tornou possível. Nada como ter um espaço aconchegante, gastando pouco, para a comemoração ficar ainda mais especial”, afirma Renata.

A seguir, confira algumas sugestões simples e econômicas para deixar sua casa pronta para o final do ano:

1. Melhore a circulação da sala

A sala de estar é o verdadeiro cartão de visitas da casa. É onde as famílias geralmente se reúnem antes e depois da ceia, e por essa razão, é importante que o ambiente seja fluido.

Considere trocar os móveis de lugar deixando-os posicionados de um jeito que permita melhor circulação no ambiente. Deixe passagens para o fluxo de pessoas e também inclua bancos e pufes distribuídos para garantir máximo conforto, caso receba algum convidado.

2. Invista em itens novos e baratos

Com a virada do ano, aquele desejo de dar uma repaginada em casa surge, mas se o orçamento está reduzido, vale fazer isso de maneira econômica.

Comprar capas de almofada coloridas, velas aromatizadas, roupas de cama novas ou cortinas são algumas dicas que não pesam no bolso e dão um charme diferente para o ambiente.

sala de estar com tons neutros, almofadas com estampas diferentes e dois quadros na parede

 (Katarzyna Bialasiewicz /ThinkStock/Getty Images)

Se, por acaso optar por substituir as cortinas, a especialista recomenda o uso de persianas – que são práticas e capazes de conter o calor, dando uma sensação maior de frescor ao ambiente – ou modelos de tecido em linho que dão charme e sofisticação ao espaço.

3. Quartos repaginados

 (Bethania Canavesi Photography/Casa.com.br)

O quarto precisa de elementos de decoração bastante pessoais e aconchegantes, já que se trata de um ambiente muito intimista e sinônimo de descanso.

Além de trocar a roupa de cama, vale investir em quadros, almofadas, luminárias ou até mudar a posição dos móveis pensando em garantir melhor aproveitamento do espaço. As mudanças saem por um preço justo e dão maior aconchego ao ambiente.

4. Ampla iluminação

Inovar na iluminação é uma aposta para dar mais amplitude ao espaço. Ao invés de utilizar luminárias que foquem a luz em um ponto específico, vale investir em módulos que distribuam para todo o ambiente.

Segundo Renata, na sala e no quarto o ideal é usar uma cor quente, com 2700k em LED, que traz aconchego.

5. Inclua plantas na decoração

 (reprodução/Pinterest)

Além de darem um aspecto natural para o ambiente, flores e plantas renovam a energia da casa e trazem benefícios à saúde e bem-estar dos moradores. Se você mora em um apartamento com varanda ou uma casa com quintal é possível abusar de diversos estilos e cores.

Para entrar no clima natalino, a arquiteta recomenda o famoso pinheirinho de Natal para incrementar o ambiente e, de quebra, pode ser utilizado por um bom tempo depois das festas.

6. Cores na parede

Mudar as paredes com certeza é uma estratégia esperta para dar cara nova a sua casa. Você pode optar por pintar, colorir o teto ou mesmo incluir adesivos e papel de parede.

 (reprodução/Apartment Therapy)

As soluções saem por um preço acessível e deixam o local com cara de novo!

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.