O que o estilo do banheiro diz sobre sua personalidade

Faça as escolhas certas para deixar o cômodo com a sua cara

Por Luiza Cesar Atualizado em 29 jun 2022, 20h42 - Publicado em 1 jul 2022, 13h00
Banheiro branco com piso de azulejos
Terry Magallanes/Pexels

Você sabia que a decoração de um espaço mais reservado, como o banheiro, pode dizer muito sobre a sua personalidade? Assim como todos os outros cômodos da casa, o lugar onde você toma banho e se arruma também precisa transmitir aconchego, conforto e bem-estar.

Obter elementos que remetem à sua personalidade é o ideal para conquistar essas sensações. Logo, o banheiro merece atenção e cuidado no planejamento – com peças, móveis e tonalidade certas.

A arquiteta Jéssica Nunes, parceira da Ideia Glass dá dicas de como fazer deixar o cômodo com a sua cara:

Clean na medida

Banheiro branco em estilo minimalista com box de chuveiro, pia e vaso sanitário
Interior Home Design/Reprodução

Com tanta informação fora de casa, nada mais justo do que um espaço sem excessos com uma decoração clean ou minimalista – clássicos nas decorações.

Se você busca um banheiro como um local de relaxamento e possui uma personalidade leve e prática, estes estilos são perfeitos para você! Tire a carga de um longo dia de trabalho, investindo em um décor que oferece uma sensação de SPA.

Banheiro clean em mármore
Projeto de Macro Arquitetos Renato Navarro/Casa.com.br

Para isso, explore cores claras e invista em poucos elementos. “É legal tornar o branco a cor base do banheiro, pois ele ajuda na sensação de amplitude do espaço. Para equilibrar e dar um destaque sem muito exagero, procure utilizar metais e ferragens cromados.

Além disso, uma boa dica é usar objetos com linhas retas e alguns pontos em preto, para realçar com todo o resto”, recomenda a arquiteta.

Colorir e ousar

Banheiro com azulejos coloridos
Reprodução/Pinterest
Continua após a publicidade

Quem gosta de decorações mais ousadas pode passar uma sensação animada ao apostar em tons coloridos e chamativos, mas que conversem bem com o ambiente. Para equilibrar o visual e não deixar ficar muito infantil, a arquiteta indica trazer uma tonalidade mais clássica, como uma pia de mármore branco.

“Uma boa dica é utilizar metais e ferragens na tonalidade prata, que vão garantir um ar mais delicado ao cômodo. Os objetos com pequenos detalhes fazem toda a diferença nesse estilo, como uma bandeja com aromatizador e velas delicadas, um arranjo de flores e tons pastéis – mais voltado para o candy colors -, nas paredes”, indica Jéssica.

Estilo amadeirado

Armário de madeira em banheiro
Reprodução/Pinterest

Engana-se quem acredita que para ter um banheiro neutro é preciso utilizar apenas cores claras, como o branco. Itens em madeira também conseguem transmitir neutralidade, com um visual limpo e harmônico.

Banheiro com armário em madeira
Projeto de Macro Arquitetos Renato Navarro/Casa.com.br

Se você gosta de características únicas, esta aposta se encaixa perfeitamente, uma vez que o marrom raramente é escolhido como o elemento principal da paleta de cores.

“Com apenas um toque do branco em azulejos na área de banho para dar uma sensação de amplitude, móveis em tom amadeirado ou até mesmo mais rústicos fazem toda a diferença para não deixar o espaço monótono”, comenta a arquiteta.

All black? Sim!

Banheiro todo preto
Victoria Art/Pexels

Os tons sóbrios, como cinza, chumbo e preto, estão sempre em alta. E para a decoração do banheiro, as cores escuras remetem a modernidade e sofisticação – perfeito para as pessoas que possuem um perfil mais obscuro e gostam de criar conexões entre o passado, presente e futuro.

“Na decoração de um banheiro moderno, é recomendado usar um revestimento de grandes formatos, como o porcelanato de mais de dois metros de altura, eliminando a utilização de rejuntes. Também é bacana a utilização de um metal preto com toques retrô ou vintage”, finaliza Jéssica.

Continua após a publicidade

Publicidade