Continua após publicidade

4 dicas para montar um home office funcional em apês pequenos

Um local pequeno não significa um cômodo menos agradável. Confira o que priorizar e como aproveitar seu espaço:

Por Redação
Atualizado em 30 Maio 2023, 22h00 - Publicado em 19 Maio 2023, 19h00
Home office; bancada; cadeira
Projeto de Carolina Bordonco (Kadu Lopes/Casa.com.br)

O home office caiu no gosto dos brasileiros e, com isso, o que era para ser uma solução temporária virou tendência. Aqui na Redação do Casa.com.br, todo mundo trabalha de casa!

Segundo um levantamento feito pela GeekHunter, empresa especializada em recrutamento para vagas de TI, 78% dos profissionais preferem continuar com o modelo remoto, sobretudo, diante do conforto, flexibilidade e liberdade que a modalidade oferece.

Home office com prateleira de madeira e meia parede azul
Projeto de Paula Scholte (Sambacine/Casa.com.br)

Além disso, de acordo com o mesmo estudo, ⅔ dos entrevistados notaram melhorias no seu desempenho, o que proporcionou um salto de produtividade. Para muitos, o principal motivo deste aumento é a qualidade de vida que o trabalho remoto trouxe para os colaboradores.

Continua após a publicidade
Home office com plantas ao redor
Projeto de Base Arquitetura (Renan Senra/Casa.com.br)

Diante desta nova realidade, não dá mais para utilizar a mesa de jantar como escrivaninha. Por isso, existem algumas soluções essenciais e simples que auxiliam a transformar um cantinho do lar, mesmo que pequeno, em um ambiente de trabalho agradável, organizado e funcional.

Confira abaixo algumas dicas de como ter um home office pequeno bem planejado e decorado em casa:

1. Escolha um ambiente confortável

Home office com mesa em madeira e prateleira com nichos acima
Projeto de Márcio Campos Arquitetura (Mariana Orsi/Casa.com.br)

A primeira regra básica é escolher um ambiente que seja benéfico para o seu trabalho, delimitando corretamente os espaços. Porém, ainda que não haja um quarto específico para transformá-lo em escritório ou que o apê seja muito compacto, é possível ter um home office próprio e funcional.

Para Pamela Paz, CEO do Grupo John Richard, detentor das marcas: John Richard, maior empresa de solução de mobiliário como serviço, e Tuim, primeira empresa de móveis residenciais por assinatura no país, existem alguns cuidados para escolher o ambiente ideal.

Varanda com home office
Projeto de Todos Arquitetura (Maura Mello/Casa.com.br)

“Opte por um local que não tenha muito barulho externo, a exemplo da rua, nem onde as pessoas da sua casa precisam passar com frequência, como a cozinha. O ideal é que este ambiente seja o mais tranquilo para te auxiliar na concentração.

Continua após a publicidade

É possível aproveitar alguns cantinhos do quarto ou até mesmo da sala, pois, o mais importante é saber criar uma rotina e delimitar os ambientes”, complementa.

2. Preze pela organização do espaço

Home office pequeno com estante em madeira
Projeto do Studio AG Arquitetura (Produção Visual: A+G arquitetura/Fotos: Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br)

Ser organizado é fundamental para garantir produtividade, ainda mais em um home office pequeno. Papéis, fios, canetas, agenda e todos os outros objetos devem estar no seu devido lugar e organizados. Uma solução para quem trabalha com muitos documentos e impressões, por exemplo, é organizá-los em pastas ou até mesmo caixas.

Produtos para home office

Continua após a publicidade

Opte por acessórios de bancada, prateleiras, armários organizadores e gaveteiros, eles não ocupam muito espaço, podem ser alterados de lugar quando necessário e ainda auxiliarão manter tudo organizado.

Outra dica importante, é o uso de planners que podem ser instalados em frente a sua bancada. Eles ajudam a lembrar dos compromissos e reuniões, além de serem decorativos, e contribuíram com os horários e disciplina.

3. Escolha móveis confortáveis

Home office com bancada em madeira; dois computadores e duas cadeiras ergonômicas
Projeto de Evertec Arquitetura (Edson Ferreira/Casa.com.br)

Sabemos que existem inúmeras mesas, cadeiras e estantes com design inovadores, porém, ao escolher como mobiliar o local de trabalho, é necessário prezar pelo conforto. “Por mais incrível e moderna que possa ser uma cadeira, por exemplo, o ideal é que ela seja confortável, ergonômica e ajustável, uma vez que você passará horas ali”, destaca Paz.

Além disso, é possível alugar todos os móveis necessários para o home office, o que garante economia de tempo e dinheiro, flexibilidade, praticidade e zero preocupação com manutenção.

4. Personalize o ambiente

Home office com paredes decoradas com fotos
Projeto de Casa 33 Arquitetura (Evelyn Muller/Casa.com.br)

Ter um ambiente de trabalho personalizado é uma das ideias mais legais e pessoais do home office. Vasos de plantas, porta-retratos, itens de papelaria e até mesmo a paleta de cores do ambiente permite deixá-lo mais bonito e agradável ao exercer suas funções.

Continua após a publicidade
Home office com gallery wall
(Luiza Schreier/Casa.com.br)

“Aposte em cores claras e neutras, pois elas contribuem para um espaço visualmente mais amplo, além de trazer leveza ao ambiente que permite uma rotina mais calma”, conclui Pamela.

Publicidade