Casa Created with Sketch.

Elizabeth de Portzamparc é confirmada no RIO 2020 UIA

Arquiteta e urbanista franco-brasileira defende “abrigar a vida” como função primordial da arquitetura para viabilizar moradia social de qualidade

Arquiteta e urbanista Elizabeth de Portzamparc

Arquiteta e urbanista Elizabeth de Portzamparc (Leo Martins/Globo)

Aclamada como uma das grandes expressões da arquitetura contemporânea, Elizabeth de Portzamparc está confirmada como palestrante e membro do Comitê de Honra do RIO 2020 UIA; o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que ocorrerá em julho do próximo ano, no Rio de Janeiro.

Além da profissional, os nomes do burquinense Diébédo Francis Kéré e do paraguaio Solano Benítez já foram divulgados.

Musée de la Romanité de Nîmes, projetado por Elizabeth de Portzamparc

Musée de la Romanité de Nîmes, projetado por Elizabeth de Portzamparc (Nicolas Borel/CASA CLAUDIA)

Arquiteta e urbanista, Portzamparc desenvolve projetos contemplando planos sociais, urbanos e ecológicos, e valoriza a economia de formas e materiais nas execuções.

Carioca, a arquiteta mudou para a França aos 17 anos, onde iniciou a celebrada carreira internacional. Reconhecida por diversas instituições, foi vencedora do Future Heritage Award (2016), teve seu trabalho homenageado com medalhas do Senado Francês em duas ocasiões e é membro do Conselho Científico do Atelier International du Grand Paris.

Detalhe do Science Hall de Zhangjiang, projeto de Elizabeth de Portzamparc, em Shangai

Detalhe do Science Hall de Zhangjiang, projeto de Elizabeth de Portzamparc, em Shangai (Divulgação/Casa.com.br)

O Musée de la Romanité de Nîmes, na França, o Hotel Les Arènes, no Marrocos, e a remodelação da Marina da Glória, no Rio, figuram entre seus projetos mais conhecidos. Como urbanista, teve forte atuação em solo francês, onde reestruturou bairros como o Pointe de Trivaux, em Meudon-la-For, e projetou as 145 estações e o mobiliário urbano do Tramway de Bordeaux.

Hotel Les Arènes, no Marrocos, projetado por Elizabeth de Portzamparc

Hotel Les Arènes, no Marrocos, projetado por Elizabeth de Portzamparc (Divulgação/Casa.com.br)

Portzamparc acredita que a arquitetura deve ultrapassar o enfoque puramente construtivo e formal. Em sua equipe, além de arquitetos, urbanistas e cenógrafos, também há cientistas políticos e sociólogos.

“Só podemos estudar modos de produzir o espaço quando temos vários campos do conhecimento para encontrar soluções. Falar de cidades é cada vez mais complexo, por causa da densidade e da rapidez das construções. Um enfoque mais abrangente traz propostas que correspondem às atualidades humanas, sociológicas e ecológicas”, afirma.

Tramway de Bordeaux

Tramway de Bordeaux (Divulgação/Casa.com.br)

A arquiteta comemora a escolha de sua cidade natal como sede do congresso e também a nomeação inédita do Rio como Capital Mundial da Arquitetura, designada pela Unesco.

“É um evento de grande porte, que junta pessoas de todo o mundo para trocar ideias sobre as problemáticas das cidades atuais e o que almejamos para as cidades do futuro. O Rio tem um acervo arquitetônico extraordinário e o título de Capital Mundial da Arquitetura é muito importante para chamar a atenção para a qualidade do patrimônio, a variedade cultural e as relações entre metrópole e natureza”, conta.

Projeto de remodelação da Marina da Gloria, por Elizabeth de Portzamparc

Projeto de remodelação da Marina da Gloria, por Elizabeth de Portzamparc (Divulgação/Casa.com.br)

Inédito no Brasil, o RIO 2020 UIA pretende transformar a capital carioca em epicentro do debate sobre o futuro das cidades do mundo. Sob o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, o evento ocorrerá entre os dias 19 e 23 de julho de 2020, com cerca de 15 mil pessoas esperadas.

Direcionado para arquitetos, urbanistas, estudantes, pensadores da cidade, agentes públicos e demais interessados, o RIO 2020 UIA é promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e conta com a organização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). As inscrições estão disponíveis no site oficial.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s