Casa Created with Sketch.

Solano Benítez é o 2º arquiteto confirmado do UIA 2020 RIO

Recursos simples e valorização da mão de obra são marcas do trabalho de Benítez, profissional que virá ao Brasil debater o futuro das cidades do mundo

Arquiteto paraguaio Solano Benítez

Arquiteto paraguaio Solano Benítez (Mónica Matiuada/Reprodução/La Nación)

O arquiteto paraguaio Solano Benítez é o segundo grande nome confirmado no UIA 2020 RIO, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que ocorrerá em julho do próximo ano, no Rio de Janeiro. O primeiro anunciado foi o burquinense Diébédo Francis Kéré.

Natural de Assunção, capital do Paraguai, Benítez acredita na valorização de materiais simples e da mão de obra. As habitações sustentáveis de baixo custo e alta qualidade são objetivo constante de seu estudo e trabalho, principalmente em áreas e comunidades carentes.

El Gabinete de Arquitectura, projeto de Solano Benítez

El Gabinete de Arquitectura, projeto de Solano Benítez (Leonardo Finotti/Reprodução/ArchDaily)

Seguindo esta linha, os tijolos são considerados o grande marco de sua obra. Atualmente, o arquiteto também vem desenvolvendo projetos com materiais oriundos dos escombros de catástrofes e guerras.

Casa Esmeraldina, projeto de Solano Benítez

Casa Esmeraldina, projeto de Solano Benítez (Reprodução/Casa.com.br)

Sócio-fundador do escritório Gabinete de Arquitectura, o profissional paraguaio foi consagrado membro honorário do American Institute of Architects em 2012. Ao longo da carreira, Benítez conquistou respeitáveis prêmios internacionais, como o BSI Architectural Award (2008) e o Leão de Ouro (2016), na Bienal de Veneza – quando realizou um grande arco utilizando tijolos e barro, a estrutura chamou a atenção dos jurados pelo uso de materiais simples e a engenhosidade estrutural.

Exposição “Breaking The Siege” do Gabinete de Arquitectura, premiada com o Leão de Ouro em Veneza, 2016

Exposição “Breaking The Siege” do Gabinete de Arquitectura, premiada com o Leão de Ouro em Veneza, 2016 (Laurian Ghinitoiu/Reprodução/ArchDaily)

O arquiteto celebra o UIA 2020 RIO como uma “polifonia de vozes da arquitetura”. “Precisamos compreender que não somos operários de uma disciplina, e sim construtores de sociedades. O congresso é um modo importante de discutirmos propostas a níveis globais a partir do que está sendo desenvolvido local e regionalmente. São novas condições para quebrar desigualdades”, completa.

Centro de Reabilitação Infantil da Teleton, projeto do Gabinete de Arquitectura

Centro de Reabilitação Infantil da Teleton, projeto do Gabinete de Arquitectura (Federico Cairoli/Reprodução/ArchDaily)

Benítez destaca também a importância do evento ocorrer pela quarta vez na América Latina: “Há crises muito grandes acontecendo no mundo, e as hipóteses de superação não aparecem de países centrais. A América Latina vem tendo uma participação essencial no debate sobre a importância da arquitetura, então é um ótimo momento para que um encontro como esse aconteça no continente”, conclui.

Unilever Paraguai, projeto do Gabinete de Arquitectura

Unilever Paraguai, projeto do Gabinete de Arquitectura (Divulgação/Gabinete de Arquitectura/ArchDaily)

Inédito no Brasil, o UIA 2020 RIO pretende transformar a capital carioca em epicentro do debate sobre o futuro das cidades do mundo.

Sob o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, o congresso também celebra o Rio de Janeiro como primeira cidade designada Capital Mundial da Arquitetura pela Unesco.

Direcionado para arquitetos, urbanistas, estudantes, pensadores da cidade, agentes públicos e demais interessados, o evento ocorrerá entre os dias 19 a 23 de julho de 2020, cerca de 15 mil pessoas são esperadas. O UIA 2020 RIO é promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e conta com a organização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). As inscrições estão disponíveis no site oficial.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s