Casa Created with Sketch.

Carla Juaçaba é confirmada membro do Comitê de Honra do UIA 2020 RIO

A profissional brasileira vê no congresso a oportunidade para atravessar fronteiras entre a arquitetura e as questões sociais

Arquiteta e urbanista Carla Juaçaba

Arquiteta e urbanista Carla Juaçaba (Reprodução/PIN-UP/Casa.com.br)

Mundo afora, o nome da arquiteta e urbanista Carla Juaçaba é associado a trabalhos que integram sustentabilidade, tecnologia e aspectos sociais. A profissional está entre os palestrantes e membros do Comitê de Honra já divulgados pelo UIA 2020 RIO, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos – que ocorrerá em julho do próximo ano, no Rio de Janeiro.

Carioca e formada pela Universidade Santa Úrsula, Juaçaba atua e desenvolve pesquisas em seu próprio escritório há quase duas décadas, tanto em projetos privados quanto em programas culturais.

Casa Varanda, projetada por Carla Juaçaba

Casa Varanda, projetada por Carla Juaçaba (Reprodução/Casa.com.br)

Ao longo da carreira, desenvolveu como característica notável a preocupação com o contexto e o local onde suas obras se inserem. Frisando particularidades, como clima, luz, natureza e materiais disponíveis.

Entre seus projetos mais conhecidos, estão as Casas Varanda, Santa Teresa e Rio Bonito, localizadas em diferentes regiões do estado do Rio. Assim como, o Pavilhão da Santa Fé; uma capela construída para o Vaticano durante a Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2018; e o Pavilhão Humanidade; situado no Forte de Copacabana no decorrer do RIO+20, em 2012.

Casa Santa Teresa, projetada por Carla Juaçaba

Casa Santa Teresa, projetada por Carla Juaçaba (Reprodução/Casa.com.br)

O trabalho de Juaçaba é premiado internacionalmente: ela venceu a primeira edição do arcVision – Mulheres e Arquitetura em 2013 e o AREA – Architecture Review Emerging Awards em 2018.

Pavilhão da Santa Fé, projeto de Carla Juaçaba exposto na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2018

Pavilhão da Santa Fé, projeto de Carla Juaçaba exposto na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2018 (Reprodução/Federico Cairoli/Casa.com.br)

Participante do UIA 2020 RIO, a profissional enxerga no congresso a oportunidade de discutir melhores maneiras para transpassar fronteiras. “Os limites entre arquitetura e questões sociais têm que ser atravessados. Qualquer tipo de projeto precisa levar em conta contextos e geografias específicas”, pontua.

A arquiteta completa: “Quando o congresso se propõe a reunir pessoas de diferentes países, de diferentes áreas, é para falar de diversidade, modos de adaptação e objetivos em comum”.

Pavilhão Humanidade, desenvolvido por Carla Juaçaba para o RIO+20, em 2012

Pavilhão Humanidade, desenvolvido por Carla Juaçaba para o RIO+20, em 2012 (Reprodução/Casa.com.br)

Inédito no Brasil, o UIA 2020 RIO pretende transformar a capital carioca no epicentro do debate sobre o futuro das cidades do mundo.

Sob o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, o congresso também celebra o Rio de Janeiro como primeira cidade designada Capital Mundial da Arquitetura pela Unesco.

Além de Carla Juaçaba, os nomes do burquinense Diébédo Francis Kéré, do paraguaio Solano Benítez e da franco-brasileira Elizabeth de Portzamparc já foram divulgados.

Direcionado para arquitetos, urbanistas, estudantes, pensadores da cidade, agentes públicos e demais interessados, o evento ocorrerá entre os dias 19 e 23 de julho de 2020. Cerca de 15 mil pessoas são esperadas.

O UIA 2020 RIO é promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e conta com a organização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). As inscrições estão disponíveis no site oficial.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Congresso Mundial de Arquitetos foi lançado oficialmente hoje na Casa Firjan e terá feira de negócios: UIA2020RIO EXPO.

    Curtir