Casa Created with Sketch.

O mobiliário inteligente e consciente da Crafta envelopa a 37ª Paralela

A Crafta usa materiais recicláveis e um processo produtivo controlado para criar peças sustentáveis, de forma circular

 (Divulgação/Casa.com.br)

Quem chega na Paralela Design, imediatamente encontra um tipo de mobiliário muito diferente. Ao invés de adesivos, banners e cadeiras plástico, todas as peças usadas no evento são de papelão! Trata-se do design da Crafta, uma marca verdadeiramente preocupada com a sustentabilidade.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Faz 20 anos, mais ou menos, que a empresa começou a pensar em como os eventos eram poluentes – vale destacar que foi muito antes das discussões de ecologia virarem conversa comum.

Todos os estandes acabavam sendo desmontados e indo para o lixo, após pouquíssimo tempo de uso. Assim, a Crafta se propôs a desenvolver e oferecer produtos com origem reciclada e de fácil reaproveitamento. “A gente vendia as peças, mas percebemos que era uma contradição, então passamos a alugá-las”, diz Beatriz Fabiano, uma das criadoras do projeto e das peças.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Ela explica que cada passo de produção é pensado para gerar o mínimo possível de resíduos e que a Crafta usa somente papelão de reflorestamento ou papel já reciclado. A fábrica é em São Paulo mesmo e, depois do uso, a própria Crafta recolhe tudo. 

 (Divulgação/Casa.com.br)

Segundo Beatriz, as cadeiras e divisórias podem ser aproveitadas até quatro vezes e quando elas começam a ficar esteticamente “amassadas”, mas ainda estão em condições de uso, elas vão para escolas, onde crianças podem brincar e desenhar no papelão.

Na Paralela Design, os sanfonados característicos estão na entrada, na praça de alimentação e no local de Talks. Depois que a feira acabar, eles voltam para o galpão da marca. 

 (Divulgação/Casa.com.br)

E o design é lindo! Beatriz conta que a ideia do sanfonado veio ao ver um sofá articulado. Esse tipo de papelão é originalmente para miolos de portas, mas foi perfeito para criar uma coleção de cadeiras, vasos e divisórias cheias de personalidade e muito versáteis. Agora, a marca dá um passo além e começa a entrar no mercado da decoração. 

 (Divulgação/Casa.com.br)

Os vasos da Crafta podem durar bastante tempo, com os cuidados certos, é claro. Mas parte do charme é que esses objetos decorativos não são perenes, eles mudam, assim como a vida, mas garantem uma permanência mais sustentável no planeta.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.