Dicas para ter uma cozinha mais sustentável

Essas alternativas são simples e podem fazer toda a diferença!

Por Redação Atualizado em 15 nov 2021, 23h43 - Publicado em 16 nov 2021, 19h00
SuperBee/Reprodução

Você já parou para pensar o que é necessário para reduzir sua pegada de carbono? Com um pouco de orientação, não é difícil desenvolver uma rotina que seja melhor para o meio ambiente e que de quebra ainda pode melhorar sua saúde.

Jason Leung/Unsplash

Começando pela cozinha, você pode rever seus hábitos, como comprar, cozinhar e até como armazenar sua comida e torná-los ecológicos (caso já não sejam)! Veja 9 dicas para ter uma cozinha mais sustentável:

1. Use sacolas reutilizáveis

 

Priscilla Du Preez/Unsplash

Uma maneira de reduzir o número de sacolas plásticas de supermercado em um aterro é usar sacolas reutilizáveis. Procure sacolas de algodão, cânhamo ou outro tecido ou malha natural e lave-as entre as idas ao supermercado.

2. Limpe sua cozinha com produtos ecológicos

 

Precious Plastic Melbourne/Unsplash

Jogue de lado quaisquer produtos de limpeza agressivos com produtos químicos e troque por produtos de limpeza ecológicos. É provável que sua dispensa tenha bicarbonato de sódio, vinagre branco destilado, suco de limão ou sabão de coco.

Essas alternativas ecológicas limpam sua cozinha, eletrodomésticos e roupas tão bem quanto os produtos químicos convencionais, sem os efeitos colaterais prejudiciais.

3. Tábuas de corte feitas de materiais sustentáveis

 

Andy Chilton/Unsplash

Tábuas e blocos de corte são componentes essenciais para cozinhas, então por que não comprar um que seja funcional e ecológico? Uma tábua de corte de madeira é uma bela edição para uma cozinha e colhida de uma fonte sustentável, em oposição a tábuas de corte de plástico.

Alguns tipos de madeira, como o bambu de crescimento rápido, reduzem até mesmo naturalmente o crescimento de micróbios nocivos.

Veja também

4. Panelas de teflon Nix

 

SuperBee/Reprodução

Embora as panelas de Teflon sejam convenientes para cozinhar devido às suas propriedades antiaderentes, elas são conhecidas por liberar produtos químicos tóxicos. Eles também se danificam facilmente, por isso devem ser jogados fora e substituídos com frequência.

Tenor/Reprodução
Continua após a publicidade

Como alternativa, use produtos sustentáveis ​​de longa duração, como panelas e frigideiras feitas de aço inoxidável ou ferro fundido de alta resistência. Os entusiastas do cozimento devem usar travessas e bandejas de vidro, metal, silicone ou cerâmica.

5. Use utensílios e talheres ecológicos

 

Vladimir Gladkov/Unsplash

Aposente os utensílios de plástico e os pratos, tigelas e copos de isopor. Encha seus armários com xícaras, pratos e tigelas de cerâmica, vidro ou metal. Adicione ainda mais charme à sua cozinha com utensílios de cozinha e serviço de madeira. Eles funcionam tão bem quanto as versões de plástico, mas têm uma aparência muito melhor!

6. Armazenamento sem plástico em sua geladeira e freezer

 

SuperBee/Reprodução

Pode ser conveniente armazenar alimentos crus ou secos em recipientes de plástico, mas considere fazer a mudança para recipientes de armazenamento de alimentos ecológicos. Procure por itens feitos de silicone, vidro ou metal. Para recipientes sem tampas ajustadas, uma tampa para alimentos pode selar os alimentos adequadamente e evitar a exposição ao ar.

Ello/Unsplash

Os invólucros de cera de abelha reutilizáveis são uma excelente alternativa aos de plástico porque se adaptam a todos os tipos de tamanhos e formas, com o benefício adicional de serem sustentáveis ​​e podem ser lavados e reutilizados.

7. Mantenha sua casa com um cheiro fresco com produtos naturais

 

SuperBee/Reprodução

Purificadores de ar industrializados podem expor você e sua família a toxinas e alérgicos, por conta dos químicos. Para deixar sua casa cheirando bem sem os efeitos colaterais negativos, use temperos ferventes ou óleos de plantas aromáticas no fogão, jogue uma rodela de limão no triturador de alimentos ou use plantas domésticas para purificar o ar interno.

8. Desodorize e desinfete com vinagre ou bicarbonato de sódio

 

Reprodução/Casa.com.br

O bicarbonato de sódio absorve e neutraliza odores e funciona bem para desodorizar cortinas e tapetes de cozinha. O vinagre mata bactérias, mofo e bolor e pode ser usado para limpar pias, utensílios de cozinha e superfícies de cozimento.

9. Crie sua própria pilha de composto a partir de restos de cozinha biodegradáveis

 

Lenka Dzurendova/Unsplash

Depois de incorporar itens reutilizáveis ​​e sustentáveis ​​ao repertório de sua cozinha, você estará jogando menos lixo fora. Você pode reduzir ainda mais essa quantidade jogando os restos orgânicos da cozinha em uma caixa de compostagem que mais tarde se transformará em solo rico em nutrientes.

*Via SuperBee

Continua após a publicidade

Publicidade