Casa Created with Sketch.

O que é preciso para montar um kit Zero Lixo

Esses ítens são uma ótima forma de reduzir a quantidade de resíduos descartados

guardanapo de pano listrado dobrado em mesa branca. Copo de alumínio com canudo. Talheres de madeira. Marmita em alumínio

 (Wild Minimalist/Reprodução)

De acordo com dados da Panorama dos Resíduos Sólidos, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2018, foram geradas 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, um aumento de 1% em relação ao ano anterior. Com a pandemia, houve um aumento de 30% na geração de materiais descartáveis no mês de junho de 2020.

Esses dados mostram que, mais do que nunca, precisamos nos preocupar com a quantidade de lixo que produzimos e encontrar formas de reduzir esse número e, consequentemente, amenizar o impacto no meio ambiente.

Um método para fazer isso é adotando um estilo de vida com desperdício zero, usando apenas o que for reutilizável, biodegradável ou compostável, com o mínimo possível sendo enviado para aterros. O primeiro passo para esse estilo de vida é ter um kit Zero lixo, que vai conter quase tudo o que você precisa no dia a dia e pode até ser levado com você para onde for. Veja a lista abaixo:

Copo Retrátil

Copo retrátil azul com etiqueta da pantone

Feito pela Pantone, esse copo pode ser dobrado para ocupar menos espaço dentro da bolsa.

Talheres

Kit de talheres para levar na bolsa

Além de prejudiciais para o meio ambiente, os talheres de plástico deixam a desejar quando se trata de resistência, então ter esses talheres na bolsa traz esse bônus junto com a redução de resíduos indo para o lixo.

Canudo Reutilizável

Canudos de inox com a ponta curva e escova para limpeza

Fácil de carregar, eles são reutilizáveis e possuem vida útil longa, diferentes dos canudos de plástico que não são biodegradáveis e representam 4% de todo o lixo plástico do mundo, causando consequências ambientais significativas.

Ecobag

Sacola retornáveis com estampas coloridas

Como o próprio nome sugere, essa sacola é ecológica, pois é feita de ráfia 100% reciclável

Escova de Dentes de Bambu

Copo retrátil azul com etiqueta da pantone

Com cerdas macias de carvão vegetal e cabo de bambu natural 100% biodegradável. Essa escova não polui o meio ambiente quando descartadas, já que demoram apenas 3 anos para se decompor, pouco tempo comparado ao do plástico, que é leva cerca de 500 anos.

Embrulho de Alimento Reutilizável

Sanduíche sendo embalado com embrulho reutilizável

Uma alternativa prática e ecológica para sacos de plástico, papel alumínio e papel filme, esses embrulhos protegem igualmente os alimentos e podem ser lavados depois para serem usados novamente.

Kit Ecológico

Kir Lixo Zero com bag ecologica, grafo, faca colher, canudo, escova de dente e hashis feito de bambu

Uma opção que facilita também é comprar o kit já montado, que vem com os talheres, canudo, hashis e escova (todos feitos de bamb), em um saquinho ecológico.

Quer mais recomendações de produtos? Conheça o Especiallistas, nossa nova marca Abril!

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.