Este diamante ecológico é feito de ar
Marca mostra que é possível trabalhar de forma sustentável na indústria de jóias
A empresa de joias de luxo Aether é a primeira do mundo a criar diamantes carbono negativos. Ao contrário de outros diamantes cultivados em laboratório, que são feitos de matérias-primas à base de petróleo, estes são feitos de ar.
Ultrapassando os limites do design, tecnologia e artesanato, a equipe de design se concentra no desenvolvimento de um futuro sustentável para joias finas. Por meio de sua tecnologia protegida, a marca converte a poluição do ar prejudicial em joias delicadas, oferecendo aos consumidores, assim, uma alternativa sustentável para acessórios com diamantes.
Alguns dias atrás, Aether levantou US$ 18 milhões em uma rodada de financiamento liderada por Helena – uma organização de investimento consciente com sede em Los Angeles e Nova York. A marca de joias começou a enviar os primeiros diamantes para os clientes no ano passado. Com uma quantidade muito grande de vendas, este ano a visão deles é aumentar ainda mais a produção.
A startup de diamantes sintéticos redefine o futuro das joias finas e faz diamantes com qualidade de pedras preciosas a partir do ar. Ela ainda promete transparência radical quebrando os estereótipos relativos às indústrias comuns de diamantes.
Combinando sustentabilidade com estética refinada, eles oferecem aos amantes de diamantes peças impressionantes que respeitam tanto os humanos quanto o nosso precioso planeta. De acordo com a empresa, cada peça de seu acervo nunca apoiou qualquer forma de trabalho infantil, condições de trabalho injustas ou insalubres.
Veja também
- Bala de gelatina vira luxuoso anel de noivado
- 11 jóias inspiradas pela arquitetura
- Roupas de gelatina podem ser derretidas e transformadas!
“Em meio às mudanças climáticas globais e a todos os outros desafios que 2020 trouxe, acreditamos que atualmente há uma grande oportunidade para os grandes empreendedores intervirem e ajudarem a moldar o futuro.
Agora, mais do que nunca, forças para uma mudança verdadeira e duradoura estão se unindo para transformar nosso mundo em um mundo onde avanços positivos massivos para a humanidade e o planeta sejam realmente possíveis.
A Aether se orgulha de fazer parte dessa mudança como criadora dos primeiros diamantes do mundo com qualidade a partir de ar.
Estamos comprometidos com a alquimia moderna sem precedentes de transformar a poluição do ar em pedras preciosas e comprometidos em servir como um farol para a integridade e transparência na indústria de diamantes, onde tantos outros não cumpriram essa promessa aos consumidores”, diz Ryan Shearman, CEO da Aether.
Cada peça da coleção é projetada e trabalhada à mão. O processo de produção de diamantes passa por quatro etapas. Primeiro, o CO2 é capturado da atmosfera por meio de uma tecnologia inovadora. Então acontece a “síntese de hidrocarbonetos”, o que significa que o CO2 capturado é sintetizado na matéria-prima de hidrocarbonetos necessária para o cultivo de diamantes em um reator de deposição de vapor químico.
O próximo passo é o “crescimento do diamante”, onde a matéria-prima de hidrocarboneto é alimentada em reatores especializados de deposição de vapor químico que são alimentados por energia 100% limpa. E, finalmente, uma vez que os cristais de diamante estão totalmente desenvolvidos, artesãos especializados cortam e dão os toques finais, encaixando-os nas peças.
Através deste processo, 127 galões (normalmente usados por quilate extraído) de água doce são economizados. Juntamente com a economia de água, os diamantes da marca não desperdiçam tanta energia, pois requerem apenas metade do consumo de energia dos diamantes extraídos.
Ao contrário das indústrias comuns, que obtêm seu carbono de combustíveis fósseis, Aether mantém tudo acima do solo. Além disso, essa técnica de produção mantém o ar mais limpo, pois remove o dióxido de carbono do ar.
*Via Designboom