Como descartar corretamente embalagens de delivery

Caixa de pizza engordurada vai para o lixo comum ou para o reciclável? Confira esta e outras dúvidas do que pode ou não ir ser encaminhado para a reciclagem

Por CicloVivo Atualizado em 23 Maio 2021, 15h11 - Publicado em 24 Maio 2021, 08h00
Sacola de papel marrom com dois conjuntos de talheres. Garrafa de água. Guardanapos e palitos sobre a sacola formam uma careta. Marmitas de alumínio ao lado
Simplot Foods/Reprodução

Com as medidas de isolamento, as embalagens descartáveis de refeições entregues em casa passaram a fazer parte do dia a dia. E aí vem a dúvida de como fazer a destinação correta. Caixa de pizza engordurada e isopor vão para o lixo comum ou para o reciclável? Lavo ou não lavo os recipientes antes de separar o lixo que não é lixo?

“É sempre importante separar os resíduos em casa”, lembra o diretor de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Edelcio Marques dos Reis. “Sempre devemos pensar em reduzir ao máximo os nossos rejeitos. O reuso e a reciclagem devem ser nossas prioridades”, completa.

E lavar os utensílios é importante, pois alimentos podem contaminar o material e atrair vetores, além de danificar o resíduo. Para economizar água, retire o resíduo de alimentos no momento de lavar a louça, aproveitando assim a água que já seria utilizada.

Confira abaixo a lista e as orientações para as embalagens descartáveis de delivery:

Caixa de pizza

 

Gif de caixa de pizza abrindo e fechando
Cartoon Art/Reprodução

Pode reciclar. Mesmo a parte engordurada pelo queijo e pelo azeite? Sim, esse tipo de “sujeira” não prejudica o processo de triagem e compactação. Importante evitar que restos da pizza vão junto com o material, porque os alimentos vão contaminar o material e atrair vetores durante o armazenamento. Isso vale para outros tipos de caixas de papelão também.

Caixa e sacola de plástico

 

Homem de camisa laranja entregando duas sacolas transparentes com marmitas transparentes dentro.
Freepik/Reprodução

Pode reciclar. Depois de retirar todo o resíduo de alimento do recipiente plástico, ele pode ser destinada ao lixo reciclável.

Veja também

Embalagem de isopor

 

Caixas de isopor brancas usadas empilhadas
Castedduonline/Reprodução
Continua após a publicidade

Pode reciclar. Assim como acontece com o plástico, retirar todo o resíduo das embalagens descartáveis de isopor e destiná-las limpas e secas.

Marmita de alumínio

 

Caixa de papelão para comida. Marmita de alumínio.
Marmitex de Sucesso/Reprodução

Pode reciclar. Mantém-se o cuidado de retirar bem os resíduos de alimentos para destinar as marmitas de alumínio que chegam por delivery para reciclagem.

Talher descartável

 

Dois talheres verdes de plástico
Dreamstime/Reprodução

Pode reciclar. E, sempre que possível, reutilizar antes de ir para a reciclagem.

Guardanapo e papel toalha

 

Porta guardanapos descartáveis vermelhos
Webstaurantstore/Reprodução

Pode reciclar, desde que estejam limpos. Se forem usados apenas para secar água, por exemplo, assim que evaporar a umidade, podem ser destinados à reciclagem. Quando há gordura e outros tipos de sujeira devem ir para o lixo comum.

*Informações da Prefeitura de Curitiba.

Veja mais conteúdos como este no site do Ciclo Vivo!

 

Continua após a publicidade

Publicidade