Casa Created with Sketch.

5 documentários para repensar a relação com o Planeta Terra

Os filmes podem ser a porta de abertura para viver um Julho sem Plástico mais consciente

 

Documentários são essenciais para dar uma nova perspectiva sobre um assunto. No caso da nossa relação com o planeta, há certos hábitos que só conseguimos mudar após entender e refletir sobre as consequências que eles causam para algo ou alguém.

Digo isso com experiência própria: eu só consegui repensar meu uso sobre plástico descartável após assistir um documentário sobre o impacto do lixo nos oceanos. Por isso, hoje apresentamos uma lista com cinco documentários que vão te ajudar a entender porque é urgente repensar a quantidade de lixo que produzimos.

Oceanos de Plástico – Craig Leeson

Oceanos de Plástico ocupa o primeiro lugar da lista porque foi o documentário que me fez mudar. Dirigido pelo jornalista Craig Leeson, o longa explora a poluição plástica nos oceanos e o impacto que ela causa nos animais. Especialistas de diversas áreas explicam as consequências a longo prazo desta poluição. Assista o trailer abaixo:

Trashed – Para onde vai nosso lixo – Candida Brady

Dirigido por Candida Brady, o documentário é um “soco no estômago”. O objetivo é comover o espectador e orientá-lo a fazer sua parte, uma vez que os governos não se importam com o destino do lixo. A sociedade descartável é a principal crítica do filme. Disponível no Vimeo.

História das Coisas – Louis Fox

Dinâmico e rápido, o documentário baseado em desenhos explora a problemática do consumo excessivo, com base em pesquisas sobre sistema de produção, distribuição e descarte de produtos. O vídeo deu origem a um livro, publicado por Annie, sobre educação ambiental, sustentabilidade e o papel da sociedade na cultura de consumo. Assista abaixo:

Homem sem impacto – Laura Gabbert e Justin Schein

O documentário retrata a história de Colin Beavan, escritor de ficção que passou um ano gerando o menor impacto ambiental possível. A família do escritor adotou uma série de medidas para tornar o objetivo possível. Dentre elas estavam usar apenas escadas, ao invés de elevadores, abolir meios de transporte que causam emissões de CO2, deixar de consumir carne vermelha e muitas outras.

Seremos História – Fisher Stevens

Leonardo DiCaprio viaja o mundo fazendo uma série de entrevistas sobre aquecimento global. O filme traz uma visão realista e atual sobre a evolução das temperaturas climáticas. O documentário explora as consequências e ações que podem reverter esse cenário. Assista o trailer:

Prepare a pipoca para o fim de semana e prepare-se para ser impactado pelas consequências que causamos no planeta até agora.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s