Continua após publicidade

Zaha Hadid faz campanha para construção do estádio de Tóquio

A arquiteta iraquiana divulgou um vídeo em que explica a importância da construção de seu projeto para o estádio olímpico de Tóquio.

Por Jéssica Michellin
Atualizado em 19 jan 2017, 14h16 - Publicado em 27 ago 2015, 13h47

A arquiteta iraquiana Zaha Hadid publicou um vídeo na internet em que detalha a importância da construção do projeto feito por ela para estádio olímpico de Tóquio. Com mais de 20 minutos de duração, o filme explica as decisões tomadas durante o processo de produção do projeto, justificando as escolhas do escritório. Além disso, a arquiteta argumenta que começar um novo projeto pode custar ainda mais para os cofres públicos. Ela pede que o governo japonês repense sua decisão de cancelar o projeto. “O design deve ser visto como a única maneira de alcançar valor para o mercado”, diz Zaha no vídeo.

O custo previsto da construção do estádio subiu para 252 bilhões de ienes, cerca de 7,6 bilhões de reais. No vídeo, a arquiteta justifica o aumento como próprio do mercado do país e aponta, como uma possível solução, trazer mais concorrência entre os fornecedores da obra. “É um risco desnecessário iniciar um novo projeto, que deverá ficar pronto em menos de cinco meses. É preciso muito mais tempo que isso”, contou. Ela insistiu em fazer algumas mudanças pontuais, como tirar o ar condicionado de alguns espaços. Porém, a concepção do projeto não deveria mudar.

“É um projeto único, que foi cuidadosamente desenvolvido ao longo de dois anos para ser não apenas bonito, mas compacto e eficiente para este local específico e especial em Tóquio. Ele foi o resultado de todas as lições aprendidas em nossas experiências anteriores com a projeção de outros estádios olímpicos”, declarou. A arquiteta iraquiana assina o centro de esportes aquáticos na cidade de Londres e também está projetando um estádio de futebol para a Copa do Mundo de 2022, no Qtar.

Confira o vídeo completo:

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=er-4VNvcNkQ%5D

 

Publicidade