Casa Created with Sketch.

Cuidados com as cortinas: confira como limpá-las corretamente!

Facilite o dia a dia de quem adora as peças no décor

 (Valeriya Kobzar/Pexels)

As cortinas mudam completamente o visual da casa, dando um toque especial à decoração e gerando mais aconchego e conforto. Porém, para manter os tecidos e lâminas limpas e bem cuidadas são necessárias algumas ações importantes.

 (Reprodução/Giphy)

Para saber exatamente o que fazer, as arquitetas Paulas Passos e Danielle Dantas, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, listaram algumas dicas! Confira:

Cuidados básicos

 

 (cec.com.br/Reprodução)

Inclua as cortinas e persianas na rotina de faxina da casa, pois a limpeza básica e frequente é importante para garantir a saúde dos moradores – principalmente os com problemas respiratórios, alergias ou que moram em cidades grandes.

Utilize o aspirador de pó pelo menos uma vez por semana, sempre com o bocal de escova, para retirar a poeira da superfície e evitar o acúmulo nos tecidos.

 (Marta Wave/Pexels)

Se você tiver persianas, passe o espanador com as lâminas voltadas para baixo e depois as vire para cima e passe de novo. Lembre-se de não fazer movimentos muito fortes, pois existe o risco danificar os itens, e nunca manuseie as persianas de recolher com janelas abertas, podendo causar desalinhamentos e problemas com o seu funcionamento.

Serviço a mais

 

 (acecurtains.com.sg/Reprodução)

Além da arrumação rotineira, é recomendado, duas vezes ao ano, a lavagem mais profunda ou a seco por uma empresa especializada. O ideal é que o intervalo não seja maior do que 8 meses – depois que a poeira se acumula fica mais difícil a remoção, resultando em manchas impregnadas.

Veja também

Como higienizar cada tipo de tecido

 

 (The Creative Exchange/Unsplash)

Cada tecido demanda um procedimento diferente de acordo com a sua composição. Separamos alguns:

1. Tecidos mistos ou totalmente sintéticos 

Você consegue levá-los na máquina de lavar roupas, mas em modo suave ou delicado – uma vantagem em relação aos tecidos naturais, que conseguem encolher com esse método.

2. Tecidos bem naturais – como linho puro, algodão puro ou seda

Nesse caso é melhor que uma empresa especializada faça a faxina, evitando encolher ou desbotar a peça – em razão de sua fragilidade. O algodão pré-encolhido pode ser lavado na máquina, mas com sabão neutro, sem cor e com a opção de lavagem de roupas delicadas.

 (Skylar Kang/Pexels)

3. Cortinas em voil 

Também podem ser lavadas na máquina, do mesmo jeito que foi explicado anteriormente. Se a cortina for 100% poliéster é possível deixá-la de molho por uns 30 ou 40 minutos em água fria, trocando-a algumas vezes, mas nunca deixe no sol.

4. Tecidos em PVC

Apenas com pano úmido e sabão neutro.

Para outros tipos ou em caso de dúvidas sobre o assunto, procure uma empresa especializada.

O que deve ser evitado

 

 (Reprodução/Giphy)

Nos materiais mais leves, não use pano úmido, podendo deixar manchas que não saem em lavagens mais pesadas. Isso acontece porque a poeira acumulada no pano consegue passar de um lado para o outro do tecido.

A utilização de produtos químicos para a faxina, mesmo em itens grossos, pode danificar os materiais e também não é recomendado. O ideal é trabalhar com água e sabão apenas!

 (Steve Johnson/Pexels)

Persianas 

No caso das persianas, especialmente para higienizações mais densas, é necessário seguir orientações dos fabricantes nos manuais das peças. Eles explicam os cuidados e métodos especiais de acordo com o tipo. Mas a manutenção frequente e de forma adequada é ainda necessária para não amassar ou deformar.

1. Para persianas horizontais com lâminas de alumínio ou madeira

Primeiro, tire o pó com espanador ou aspirador, com o bocal de escova para não riscar as lâminas, e depois limpe com pano ou esponja umedecida em água, lâmina por lâmina, e seque bem com pano macio.

 (Reprodução/Giphy)

2. Persianas verticais 

Se não forem de tecido, higienize cada lâmina com pano úmido só com água para tirar bem o pó acumulado. Não se esqueça de secar bem!

3. Persianas double vision, romanas de tecido, ou outros modelos mais delicados 

Essas não podem receber água, apenas aspirador de pó ou espanadores. Nunca aplique produtos químicos nesses itens! 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.