Casa Created with Sketch.

Conheça o FlyLady, o novo método de organização queridinho do Pinterest

O FlyLady propõe calendários e pequenos passos para conquistar uma casa e uma vida mais organizada

 (Reprodução/Casa.com.br)

Métodos de organização e limpeza vêm se popularizando na Internet com cursos e filosofias. A metodologia FlyLady – criada por Marla Cilley – destacou-se e conquistou o Pinterest: as buscas relacionadas ao termo são maiores que as da Marie Kondo e cresceram cerca de 40%. Conheça aqui um pouco sobre o sistema:

 (Reprodução/Casa.com.br)

Quem deseja começar seu “voo”, o primeiro passo é entrar no site FlyLady.net e se inscrever ou baixar o aplicativo. Você passará a receber mensagens diariamente e estará em contato com outros membros da comunidade.

Sua primeira tarefinha será deixar sua pia “brilhando”. Parece simples, mas esse é exatamente o objetivo: ser um primeiro pontapé. Ela é seguida de outras pequenas mudanças como: se vestir adequadamente, mesmo quando você está em casa, organizar horários de rotinas entre outros. Chamados de Baby Steps, essas etapas são a base do método. A ideia é que, tornar-se organizado não acontece do dia para a noite, então paciência é fundamental.

As rotinas sugeridas pelo FlyLady devem ser incorporadas aos poucos e se tornarem hábitos. O mais popular conceito do FlyLady é o “15 minutos por dia”. Com um cronômetro, você deve andar pela sua casa durante esse tempo recolhendo itens inúteis, de embalagens vazias, papéis, itens quebrados ou até mesmo objetos que você não usa mais. O site recomenda pegar um saco de lixo e recolher 27 coisas para serem jogadas fora. Se não completar na primeira andada, circule mais uma vez.

Depois de já ter se habituado à nova rotina, o FlyLady oferece uma divisão da casa em zonas, para a limpeza efetiva. Cada uma delas deve receber uma semana do mês de dedicação, sendo 15 minutos diários, assim a casa estará sempre organizada e você não ficará sobrecarregada. São elas:

Zona 1: entrada, varanda e sala de jantar.
Zona 2: cozinha.
Zona 3: banheiro principal e quarto extra.
Zona 4: quarto principal, banheiro e closet.
Zona 5: sala de estar e sal de TV

Confira mais informações no site do FlyLady!

Sabia que em nosso perfil no Pinterest você também pode encontrar muitas tendências do universo do morar? Dividimos com vocês, todos os dias, novidades sobre arquitetura, decoração e design, além da cobertura de mostras nacionais e internacionais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s