Casa Created with Sketch.

5 truques para gastar menos tempo lavando a louça

Livre-se das montanhas de pratos e copos dentro da pia: aprenda cinco truques para diminuir a quantidade de louça

19-cozinhas-pequenas-e-coloridas

Existe uma vontade unânime entre os donos de casa: não lavar louça! Separamos cinco dicas de ouro para quem quer chegar mais perto desse sonho — pelo menos diminuindo o tempo em frente a pia. Confira:

1. Cada pessoa deve usar apenas um copo

Quem nunca sofreu do mal de beber água com copos diferentes durante o dia e, quando reparou, tinha deixado um deles em cada canto da casa? Assim parece óbvio, mas a maneira mais fácil de evitar o acúmulo de objetos na pia é usar menos pratos e copos.

Cada pessoa da casa deve ter sua própria caneca, copo e bowl e usará somente estes. Toda vez que usarem um item, passarão água logo em seguida. Assim, a pia nunca fica cheia — e se ficar, você já identifica o culpado pelo design da louça.

2. Livre-se dos restos de comida primeiro

Após o almoço ou jantar é inevitável precisar lavar muitos pratos e talheres ao mesmo tempo. Garanta que cada pessoa leve o que usou para a pia e retire a sujeira com um guardanapo, direto para o lixo. Esse é o primeiro passo de preparação da louça, já que retira também um pouco da gordura dos alimentos. Ninguém merece limpar 10 pratos cheios de restos de comida sozinho!

3. Não misture a louça

Evite colocar talheres dentro de copos — ações como essa podem engordurar uma peça que estava suja só com líquido. Na hora de lavar, comece pelas louças sem gordura, para não sujar a esponja também.

4. Use água quente

A água quente é uma grande aliada para limpar panelas e formas engorduradas. Misturada ao bicarbonato é ideal para acabar até mesmo com aqueles pedaços queimados persistentes.

Outra forma de usá-la é enquanto você cozinha, em uma bacia com detergente ao lado da pia. Conforme termina de usar os utensílios, coloque-os ali. Esse pequeno truque não deixa a sujeira ressecar e facilita a lavagem mais tarde.

5. Invista em bons acessórios

escovas-para-lavar-a-louça-brinox-e-ibili-dispenser-de-detergente

Não há nada como lavar a louça com os acessórios certos. Invista em luvas de borracha para não ressecar suas mãos; esponjas não abrasivas para não riscar e estragar panelas de teflon e porcelanas; escovas de louça para os objetos que precisam de uma esfregada vigorosa; um raspador especial para as sujeiras que não saem por nada.

Gostou? Aprenda também a organizar sua cozinha, com dicas da personal organizer Débora Campos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s