5 passos para arrumar seu guarda-roupa e 4 dicas para mantê-lo organizado
Renata Morrissy, personal organizer parceira da Ordene, explica tudo para deixar seu guarda roupas arrumado, limpo e lindo
Você é uma daquelas pessoas que abre o guarda-roupa e blusas, camisetas e calças já caem no chão? Não tem problema, nós aqui do Casa.com.br também (hehehe), por isso consultamos Renata Morrissy, personal organizer parceira da Ordene, para dar algumas dicas de como manter o closet sob controle. Veja como manter o armário sempre bonito e arrumado. Confira!
1. Revisite todos os itens inicialmente
Vivemos ciclos e fases diferentes ao longo da vida, e é natural que nossos gostos e preferências mudem também. Muitas peças deixam de se encaixar no nosso momento presente, por diversos motivos. Retire-as, portanto, sem pensar no ontem, apenas no hoje. Doe, venda mas faça a energia circular. Precisamos colocar em movimento tudo que está parado e, consequentemente, deixando parada também a energia do lar.
2. Estabeleça categorias
Feita a triagem, é hora de começar a pensar em agrupar os itens que ficaram. Momento de separar por categoria. Agrupe todos os itens por similaridade, para se entender qual a quantidade de cada família. Isso ajudará na manutenção da organização e lhe trará economia de tempo para montar o look.
3. Perfume e higienize
Aproveite o momento para deixar tudo saudável e perfumado! A dica é borrifar uma misturinha de água com vinagre de álcool, para limpar internamente. Pensando na manutenção do frescor e na proteção do móvel, contra mofo e umidade; e coloque de 3 a 5 bolinhas de cedro, dentro de um saquinho de organza, em cada parte do armário.
Veja também
- Dicas de como organizar itens de beleza
- Como uma despensa organizada, impacta direto no bolso
Se preferir, pode pingar também umas gotinhas da sua fragrância preferida. A cada 6 meses, coloque-as para pegar sol , e estarão renovadas!
4. Pense na disposição
Ambiente limpo, agora é hora de pensar como irá se dispor as peças no espaço, para que o mesmo te represente. Lembra que falei que ele deve ser personalizado e transmitir seu estilo de vida? Essa é a fase mais importante do processo.
Avalie o espaço físico e destine cada grupo de peças para o local mais adequado quanto a quantidade de cada grupo e frequência de uso. Para isso, pense no seguinte:
A. O que ficará melhor pendurado?
B. O que será dobrado?
C. Precisarei de auxílio de produtos organizadores?
Identificar quais peças são mais usadas, e escolher um local de fácil acesso para elas, trará praticidade e economia de tempo para se arrumar. Uma dica é utilizar organizadores, caixas multiuso e ganchinhos para manter tudo ao alcance.
5. Manutenção
Ambiente limpo, peças organizadas de maneira prática e funcional. Energia leve e fluindo. Como não se apaixonar? A vida agora seguirá prática, sem correria para se arrumar. Mas, a última dica é: lembre-se da manutenção! Tenha disciplina, e pense nas etapas da organização como um processo que já faz parte da sua vida atual. Daqui por diante, tudo tem o seu lugar! Usou, guardou!
Organizar é incorporar novos hábitos
Para que a organização dê um novo sentido aos seus dias, é preciso deixar de automatizar antigos movimentos, em prol de hábitos novos que te proporcionem um bem-estar duradouro. Como? Olhe em volta e pense em todos os benefícios que a organização pode trazer para a sua vida. Foque nisso! Lembre-se que:
- É muito mais rápido fazer agora do que depois, a quantidade certamente a ser organizada é menor;
- Ao tirar do lugar, devolva em seguida;
- Não passe muito tempo sem fazer uma nova avaliação dos itens e entenda os que ainda permanecem atuais na sua vida;
- Repense a necessidade antes de adquirir uma nova peça. Será mesmo necessário? Não se entregue aos impulsos. Crie a regrinha: cada peça nova que entra, uma antiga sai.
Dicas valiosas para o guarda-roupa
Organizar nada mais é do que ter seus pertences acessíveis, armazenados de forma funcional e que reflita seu estilo de vida. Cada espaço será único! Mas, podemos seguir alguns passos comuns, independente das preferências particulares:
- Não tenha itens em excesso. Seu espaço é o seu limite. Entenda o que ele comporta e o que de fato você precisa;
- Agrupe as peças de roupas ou objetos por grupos de similaridade;
- Padronize os cabides;
- Se utilize da ordem cromática para deixar tudo mais harmônico;
- Defina o melhor lugar para cada roupa ou objeto, de acordo com a frequência de uso;
- Padronize as dobras, otimizar seu espaço e te dará maior conforto visual;
- Maximize o espaço interno, utilizando produtos organizadores e armazene adequadamente seus pertences, sempre levando em consideração as características próprias do produto;
- Aproveite todo cantinho, como as portas, para colocação de ganchos. Acessórios ficam ótimos e acessíveis quando pendurados.”