Dicas de como organizar itens de beleza
Esse é o momento dos fãs de vídeos de arrumação! Quem nunca quis um quarto onde cada móvel produz um sentimento de total satisfação?
Apesar de ouvirmos tanto a palavra “cada coisa em seu lugar”, nem sempre conseguimos entender o que isso significa visualmente. Para quem não é muito de organizar os pertences, saber por onde começar e como fazer essa tarefa com sucesso pode bem difícil.
Com isso em mente, os produtos de beleza, por fazerem parte do seu dia a dia, precisam estar em um lugar estratégico – caso contrário, uma bagunça sempre será feita na hora de se arrumar.
Além de serem objetos delicados – como as maquiagens, bijuterias e os produtos eletrônicos -, existe um apego ao que nos dá um brilho para sair de casa. Por isso, todo cuidado é pouco!
Para que tudo permaneça em um ótimo estado, os compartimentos, caixas e potes organizadores são essenciais. Você pode posicioná-los dentro de armários, gavetas ou em cima de prateleiras, estantes ou mesas.
Para entender mais sobre como isso funciona, Thaísa Brusco, maquiadora profissional e parceira da Ordene, preparou 4 dicas de como organizar itens de beleza de forma divertida e funcional:
1. Selecione um lugar para cada coisa
Esse é o primeiro passo para colocar o cômodo em ordem. Defina uma divisão de espaço para cada item e tente sempre respeitá-la.
Não conseguir manter os objetos no lugar depois de utilizá-los é um clássico. Faça uma organização funcional para que esse erro não aconteça e todo o trabalho feito seja perdido. Com um cantinho para cada coisa, arrumar e achar tudo fica muito mais fácil.
2. Saiba exatamente qual recipiente usar para cada objeto
O planejamento ideal para os pequenos itens – como bijus, jóias, esponjas de maquiagem, acessórios de cabelo e outros – requer bandejas e caixas com divisórias, impedindo que uns se enrosquem nos outros e ajudando na preservação das peças.
Veja também
- Porta bijuteria: 10 dicas para integrar na sua decoração
- Nichos e prateleiras levam praticidade e beleza para todos os ambientes
Os que possuem tampa são ótimas para o transporte, um ponto importante para quem utiliza os produtos no trabalho ou leva em viagens.
3. Hora de categorizar tudo!
Uma caixa deve ser dedicada apenas aos objetos que envolvem fios – isso inclui chapinhas, secadores e babyliss – evitando o estrago dos seus pertences.
Quando o assunto é maquiagem, a setorização é o melhor caminho para facilitar o uso de tudo. Junte os batons em um único lugar, as sombras em outro e assim vai. Sabe aquele momento que você abre a sua necessaire, olha lá no fundo e percebe que tem aquele produto há anos e não sabia? Essa é uma solução para isso.
4. A decoração do local também deve ser levada em consideração
Deixando o processo mais divertido e bonito, invista em materiais que trazem toques de design e contribuem para a aparência do cômodo. Aposte em composições de tons, formatos diferentes e distribuição pelo espaço.
Utilizar compartimentos não significa que o ambiente não será moderno, use-os para trazer um toque de cor para ambientes mais sóbrios ou para compor a decoração. A transparência também é importante, uma vez que favorece a visualização do que foi guardado ali.