Casa Created with Sketch.

Porta bijuteria: 10 dicas para integrar na sua decoração

Confira o tutorial de como fazer seu próprio porta biju e inspirações da peça em diferentes materiais

 (Westwing/Reprodução)

Quem valoriza a organização está sempre atrás de soluções para extinguir a bagunça da casa, a fim de deixar todos os ambientes visualmente limpos e ordenados. Alguns itens, devido ao seu tamanho e quantidade, são mais difíceis de encaixar nessa organização: é o caso das bijuterias.

Se você está insatisfeito com colares, anéis e brincos espalhados pelos móveis e gavetas, aposte em um porta bijuteria. Segmentado, o organizador facilita muito na hora de buscar o acessório desejado e ainda pode somar muito na decoração.

Como fazer Porta-joias passo a passo?

Se você quer economizar e fazer um porta-joias em casa, saiba que pode ser muito simples. Você vai precisar somente de uma caixa organizadora, feltro e fibra sintética.

 (Viver sem pressa/Reprodução)

O primeiro passo vai ser cortar os pedaços de feltro em tiras na largura das divisórias. Não há medida certa em relação ao comprimento, vá enrolando até chegar ao tamanho de rolo desejado.

Em seguida, encaixe os rolinhos dentro das divisórias de forma que eles se sustentem, ficando justos. O espaço entre eles será onde você posicionará anéis e brincos.

 (Viver sem pressa/Reprodução)

Reserve duas ou três divisórias maiores para acomodar os colares, relógios e brincos maiores. Para estas, coloque um pouco de fibra sintética por baixo e o feltro enrolado e mais achatado por cima. E estará pronto o seu porta-joias DIY!

 (Viver sem pressa/Reprodução)

Você também pode realizar o mesmo tutorial trocando o feltro por papelão ou, de forma ainda mais simples, inserido um isopor recortado numa caixa de papelão e cortando, com um estilete, os lugares onde você deseja encaixar anéis e brincos.

Tipos de Porta Bijus

 (Dose de Ilusão/Reprodução)

O tutorial que ensinamos é apenas um modelo de porta bijuterias. Mas os materiais podem variar muito, dependendo da sua preferência. 

Porta bijuterias de pendurar

 (Urban Outfitters/Reprodução)

Outro jeito de organizar as bijuterias é pendurando em um organizador. Além de adicionar um toque descolado na decoração, este modelo, como um cabide para bijuterias, oferece sempre à mão a joia que você procura.

Veja também

Porta bijus de anel

 (Americanas/Reprodução)

Você também pode ter vários porta bijus, um para cada tipo de acessório. Para os anéis, os mais legais são aqueles em que você consegue posicionar a joia no vão do material, assim ela fica presa, segura, e mais fácil de ser identificada.

Porta bijuterias de parede

 (Elo7/Reprodução)

Como os cabides de biju, a alternativa de parede é uma opção para quem quer ter sempre as peças à vista. Este modelo também pode ser bastante útil para quem quer preencher o vazio nas paredes do quarto.

Porta bijuterias mdf

 (Elo7/Reprodução)

A vantagem de ter um organizador de bijuterias em mdf é que este é um material leve e você ainda pode pintar da cor que quiser. Também pode deixá-lo na cor natural, se seu quarto tiver um décor de tons neutros. Formará uma linda composição.

Porta bijuterias em tecido

 (Reprodução/Casa.com.br)

Uma das alternativas ao mdf é um porta joias em tecido. Igualmente personalizáveis, o material é uma opção para quem quer deixar a peça ainda mais alegre e divertida.

Porta bijuterias de acrílico

 (Magazine Luiza/Reprodução)

O acrílico é um material que pode ser mais resistente que a madeira e o tecido, por exemplo. Ele é uma opção para o porta bijuterias que fica exposto no cômodo, assim, se acontecer de cair água em cima ou houver outro acidente, a peça pode continuar exercendo a sua função.

Onde colocar o porta biju

 (Westwing/Reprodução)

Para falar a verdade, esses organizadores ficam bem em qualquer lugar do quarto, seja sobre mesas ou escrivaninhas. Mas também compõem bem com os espelhos para banheiro, dentro dos armários junto a outras caixas organizadoras ou no closet.

Organizador de bijuterias

Confira outras inspirações de porta bijus na galeria abaixo:

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.