Google Maps estreia recurso de voz voltado a pessoas de deficiência visual
A inciativa permite instruções mais detalhadas durante o trajeto, que indicam melhor o afastamento da rota ou a distância para a próxima curva
A data 10 de outubro marca o Dia Mundial da Visão. Atenta a isso, a Google anunciou o lançamento de um recurso adicional que fornece orientação por voz mais detalhada às pessoas com deficiência visual.
A novidade inclui novos tipos de anúncios verbais durante as viagens a pé, que informam se uma pessoa está no caminho certo, quão longe está da próxima curva e em que direção está caminhando.
A ideia surgiu graças à iniciativa de Wakana Sugiyama, analista de negócios em Tóquio, que trabalha na Google e é parcialmente cega.
Além de informar aos usuários quando virar e estiverem se aproximando de um cruzamento, o novo recurso também vai avisá-los quando se afastarem acidentalmente da rua – garantindo, assim, uma maior segurança às pessoas de visão comprometida.
“Como uma mulher cega que vive em Tóquio, sei que andar por ambientes desconhecidos pode ser um desafio“, explica Sugiyama.
“Posso transitar facilmente entre a porta de entrada e minha mesa de trabalho; é uma viagem que faço regularmente e conheço bem”, diz. “Mas ir a algum lugar novo e desconhecido pode ser uma experiência intimidadora sem uma visão que lhe guie”.
A orientação por voz detalhada para navegação a pé começou a ser lançada no próprio dia 10, em ambos Android e iOS. No momento, o recurso está disponível em inglês (EUA) e japonês (Japão), com suporte para idiomas e países adicionais a caminho.
Para ativá-lo, é fácil: basta acessar as configurações no Google Maps e clicar em navegação. Na parte inferior da lista, pode ser encontrada a opção de ativar a “orientação por voz detalhada”, localizada sob o cabeçalho “opções de caminhada”.