Valorize o décor das áreas sociais com a presença de espelhos!
Longe de serem simples acessórios, eles conseguem ajudar na valorização dos ambientes
Se você acha que o lugar de espelho é apenas no dormitório, banheiro ou lavabo, vamos te provar o contrário, pois seu potencial é grande! Antes uma peça apenas para refletir imagens e dar aquela analisada do look antes de sair, hoje, ao ser inserida na área social, tornou-se muito mais abrangente em suas funções – ganhando protagonismo.
Decorar, exibir a paisagem externa, clarear ou escurecer ambiente e valorizar o cômodo ou a parede onde foi instalado são algumas das possibilidades ao adicionar o espelho em um espaço. Além disso, ele consegue tornar o lar mais sofisticado, prático e original – uma vez que consegue trazer amplitude aos ambientes pequenos – deixando tudo mais atraentes.
Procurando inspirações? Confira, abaixo, projetos que provam essas características e revelam como o item pode contribuir com o layout de salas de estar, jantar e hall de entrada.
Sala de Estar
Neste living realizado pelas arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, o espelho de 3m x 4,80m foi colocado em um painel de madeira, afastando-o da parede e proporcionando uma sensação de leveza no ar. As dimensões da peça exploram o pé-direito duplo e o acabamento em bronze deixou o ambiente mais aconchegante e sofisticado.
Como o pilar não poderia ser removido dessa sala de estar, uma ideia interessante foi a inclusão de um espelho com marcenaria e uma iluminação LED indireta. A solução é do escritório PB Arquitetura, comandado pelos arquitetos Bernardo e Priscila Tressino.
Nas costas do sofá, o pilar foi revestido com o acessório pela arquiteta Luciana Ballio e valorizado com luzes indiretas e no forro.
Veja também
- Tendências de espelhos para banheiros para você se inspirar
- Móveis espelhados: dê um toque diferente e sofisticado na casa
Dica: Em ambientes sociais que possuem espelhos, a recomendação é por um tipo de iluminação mais geral ou direcionada. Assim, é importante evitar o uso de spots direcionáveis tão próximos aos itens, pois podem provocar ofuscamento e desconforto. Nessas situações, sancas, perfis de LED e spots recuados são os mais indicados.
No hall que antecede a sala de estar repleta de livros, a arquiteta Isabella Nalon selecionou um item com moldura vitoriana que agregou ainda mais charme ao projeto repleto de memórias.
Sala de Jantar
Na sala de jantar assinada pela dupla de arquitetas Monike Lafuente e Claudia Yamada, do Studio Tan-gram, o espelho foi instalado junto com o revestimento das paredes em madeira de carvalho americano. E, não por acaso, há duas quebras nesse painel: a abertura da cozinha e a do acessório, que formam dois rasgos de mesma proporção.
Esse espaço de estilo mais clássico realizado pelas profissionais Ieda e Carina Korman, do escritório Korman Arquitetos, recebeu uma grande parede espelhada logo atrás da mesa. As cadeiras escuras, o quadro no centro e o lustre ajudam a compor a decoração.
Nesse cômodo de estilo industrial e projetado pelo arquiteto Bruno Moraes, do escritório Bruno Moraes Arquitetura, os pendentes em várias alturas são refletidos pela parede.
Para ampliar e propiciar um toque de modernidade a esse espaço, a arquiteta Karina Korn acrescentou, no fundo da sala, uma parede com uma composição de espelhos.
Hall de Entrada
Por fim, o hall de entrada também ganha muito mais personalidade e amplitude com a presença dessas peças.
Nestes projetos da arquiteta Cristiane Schiavoni, os espelhos logo na entrada recebem as visitas com muito charme.