Continua após publicidade

Sofás e pets: saiba como manter a harmonia no lar

Não se preocupe, conciliar pets com estofados limpos e bem cuidados não é uma missão impossível!

Por Redação
Atualizado em 13 out 2024, 10h09 - Publicado em 13 nov 2021, 19h00
 (Amy Humphries/Unsplash)
Continua após publicidade

Quem não ama ter um pet em casa? O Brasil, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais de Estimação (Abinpet), é o terceiro no mundo em maior população de animais domésticos.

São 54,2 milhões de cães, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes, 39,8 milhões de aves e mais de 2,3 milhões de outros animais, totalizando 139,3 milhões de bichinhos de estimação para proporcionar muito amor e carinho no lar.

sofas-e-pets-casa.com-8-unsplash-madalyn-cox
(Madalyn Cox/Unsplash)

É muito bicho! E hoje os pets realmente fazem parte da família, compartilhando o livre acesso aos cômodos da casa, mobiliário e artigos do décor. E então desperta uma preocupação inevitável aos papais de pets: como fazer com que, principalmente, cães e gatos possam conviver de forma harmoniosa com a decoração da casa?

sofas-e-pets-casa.com-7-unsplash-amy-humpries
(Amy Humphries/Unsplash)

Não se preocupe, conciliar pets com estofados limpos e bem cuidados não é uma missão impossível! Pensando nisso, convidamos a designer de produto e gestora de marketing da Estofados Jardim, Deyse Roza, para dar algumas dicas sobre o assunto. Confira:

Continua após a publicidade

Escolha estofados com tecidos resistentes

Sofá ilha cria dois ambientes no living: uma sala de TV e um estar para conviver. Projeto de Doppio Arquitetura. Na foto, cachorro em cima de sofá, cortina.
(Luana Mangini/Divulgação)

“Na hora de optar pelo seu estofado novo, leve em consideração tecidos de tramas fechadas para evitar que as unhas do seu pet possam causar algum tipo de dano”, comenta a designer. Além disso, para sofás com tecidos mais leves, apostar na impermeabilização também é uma solução muito utilizada, principalmente quando os animais ainda são filhotes e estão se adaptando ao ambiente de casa.

Veja também

Mantenha sempre os espaços arejados

Delicadeza: apê de 66 m² tem cozinha aberta e cabeceira com bordados. Projeto de Memoá Arquitetos. Na foto, sofá verde claro, mesinha de apoio, cachorro branco.
(Carolina Lacaz/Divulgação)
Continua após a publicidade

Para impedir qualquer tipo de odores nos tecidos, mantenha sempre os espaços arejados no intuito de circular o ar de forma natural. “Outra dica é utilizar os neutralizadores de cheiros, específicos para essa tarefa, ajudando a manter o local em ordem” ressalta Deyse.

Se dedique ao período de adestramento

Apê de 72 m² colorido e vibrante tem canto alemão e sapateira no hall rosa. Projeto de Abrazo Interiores. Na foto, sofá verde com manta, cachorro.
(Julia Herman/Divulgação)

Graças a multipluralidade de soluções encontradas na indústria pet, o mercado disponibiliza centenas de produtos desenvolvidos com muita tecnologia e eficiência para auxiliar no período de adestramento do seu cão ou gato. Geralmente, esses materiais educativos ajudam a dispersar os animais de algumas áreas, fazendo com que sua casa fique livre de odores indesejáveis.

Invista em brinquedos

Projeto de Cristiane Schiavoni. Na foto, espaço pet com brinquedos para gatos.

Continua após a publicidade

Os brinquedos acalmam, ajudam a melhorar a percepção e a concentração do seu bichinho, e ainda tiram a atenção dos artigos da sua casa que você não quer que ele bagunce. “Os animais devem ter a energia gasta de maneira intensa para que estejam bem, felizes, calmos e sem estragar os sofás!”, brinca a gestora de marketing.

Publicidade