Sofá retrátil: como saber se tenho espaço para ter um
Extremamente funcionais, esses sofás podem ser a escolha ideal para quem tem salas pequenas
O que é sofá retrátil
Um dos móveis mais importantes de uma sala de estar, o sofá deve ser escolhido com cuidado e atenção, pois alguns detalhes fazem toda a diferença na hora de projetar o cômodo. O sofá retrátil tem sido uma opção para muitos, por ter uma parte expansível escondida, que pode ser aberta quando necessário, trazendo conforto extra para assistir um bom filme.
Dá para ter sofá retrátil em apartamentos pequenos?
Se você tem uma sala pequena, o sofá retrátil é a opção ideal, justamente porque não ocupa todo o ambiente, estando ele fechado; mas também garante o aconchego e espaço para caber várias pessoas de modo confortável nele. Além disso, um sofá-cama, por exemplo, ainda tem o bônus de quebrar um galho quando uma visita precisa de um lugar para dormir!
Como saber se tenho espaço para colocar um sofá retrátil
Meça tudo! Ao comprar qualquer móvel, é ideal que você saiba as medidas do lugar onde você pretende encaixar a peça e o tamanho dela. No caso do sofá, além de saber se ele vai caber na sua sala, você precisa saber também se ele será confortável para você. E existem vários modelos que podem ser escolhidos: um sofá de canto retrátil, em L, reclinável…
Para escolher, na hora de medir, além do comprimento do sofá, meça a largura e profundidade. Sabendo a largura, você garante que ele passará por todas as portas e portões para entrar e sair da sua casa; Já a profundidade te dá a certeza de que ao sentar no sofá, você terá espaço o suficiente, mesmo que ele esteja fechado e se ele for um sofá retrátil e reclinável, aumenta ainda mais o conforto!
Dicas para escolher o sofá ideal
Medidas
De acordo com Claudia Yamada e Monike Lafuente, sócias no Studio Tan-gram, a distância mínima entre sofá e TV deve ser de 1,40 m, considerando que a sala pode receber inclusive um móvel pequeno ou grande, sem comprometer a boa circulação no ambiente. Para acomodar uma mesa de centro tradicional, a distância na tríade que ainda compreende sofá e TV deve ser de, pelo menos, 60 cm cada extremidade.
Profundidade
Meça a distância entre a parede do sofá e a tv. A profundidade do móvel deve ser medida com ele aberto (e fuja de modelos com menos de 1,10 m). De acordo com Karina Salgado, arquiteta da Two Design, sofás de dois metros são ótimos para ambientes menores, mantendo uma dimensão confortável.
Veja também
- 17 estilos de sofá que você precisa conhecer
- As 6 piores coisas que você pode fazer com seu sofá
- Como escolher a cor do seu sofá e os acessórios
Deslizamento
Teste bem o mostruário na loja. Puxe o assento e veja se desliza facilmente. Se no showroom ele emperrar, não vai funcionar na sua casa também. Fique de olho!
Conforto
Não tenha vergonha de sentar ou deitar no sofá exposto na loja. Sinta o tecido, veja se suas pernas ficam completamente em cima do estofado. Além disso, as almofadas do assento devem ser resistentes, preenchidas de uma espuma mais densa.
Para conferir, pressione-as com a palma da mão: elas devem voltar ao formato original sem demora. Se isto não acontecer, é sinal de que a espuma não é tão boa e irá achatar rapidinho.
Acabamento
Verifique com atenção todo o acabamento e a costura do tecido com a peça fechada e, depois, com ela totalmente aberta. Vale tomar essa precaução.
Praticidade
Se você tem crianças e animais em casa, escolha revestimento resistente e impermeável. Almofadas de encosto soltas ajudam na limpeza do dia a dia.
Estrutura
Pergunte ao vendedor qual é o material utilizado para a fabricação do móvel, desde o estofado, a espuma e o tecido, até a madeira e as molas, entre outros aspectos. É muito importante prestar atenção em sofás que têm partes de metal. Passe a mão vendo se há pontas afiadas expostas. Confira as costuras, se houver, e também a firmeza dos botões.
Garantia
Esse tipo de sofá é bem “movimentado”, por isso a estrutura deve ser resistente. Pergunte como funciona a garantia oferecida pelo fabricante.