Series Up5_6: os 50 anos das poltronas icônicas de Gaetano Pesce

Como a peça completa 50 anos de lançamento em 2019, a B&B Italia celebra o aniversário da Up5_6 com novas opções de cores!

Por Alex Alcantara Atualizado em 17 fev 2020, 16h06 - Publicado em 22 Maio 2019, 16h27
Divulgação/Casa.com.br

Dá para acreditar que Gaetano Pesce teve a ideia de criar a clássica poltrona UP enquanto tomava um banho? Pois é. Há 50 anos, enquanto o designer estava no chuveiro, ele teve a incrível sacada que eternizaria o seu nome no mundo do design.

Divulgação

Conhecida também como “Donna” e “Mamma Mia“, a poltrona UP foi lançada em 1969, na Feira de Móveis de Milão, pela marca C&B (que hoje chama-se B&B Italia). Pesce a criou com o intuito de passar uma mensagem política ao adotar uma forma inspirada pela morfologia feminina. A ideia era gerar uma provocação à condição das mulheres, que sofriam, e ainda sofrem, com o preconceito e desigualdade.

Divulgação/Casa.com.br

Na sua criação, a peça desenhada por Pesce, era embalada a vácuo e auto-inflável. Sua descompactação tornou-se uma apresentação, uma performance incomparável e surpreendentemente emocional à medida que cada peça crescia e se transformava em uma forma final e completa.

Divulgação/Casa.com.br
Continua após a publicidade

Após o lançamento, a Up5 evoluiu para a Serie Up – uma coleção de seis poltronas e sofás Up – feitas de poliuretano expandido, que era comprimida a vácuo até 1/10 do seu volume real, usando uma técnica desenvolvida pela C&B. Uma vez que o mobiliário era descompactado, ele tomava forma imediatamente, graças ao gás freon presente na mistura de poliuretano, e era um processo irreversível.

Divulgação/Casa.com.br

Em 1973, a C&B tornou-se a B&B Italia, e a coleção da Serie Up foi removida de seu catálogo devido à proibição do gás freon. Em 2000, a icônica peça volta à Milão reeditada, sem inflar mais, feita de espuma de poliuretano com formato frio.

Atualmente, a espuma de poliuretano é injetada em um molde. Depois de ser “assada” por duas horas e um período de esfriamento de 48 horas, a peça é limpa e aparada antes de ser coberta por um tecido elástico, que é sólido ou listrado e costurado à mão.

Divulgação/Casa.com.br

Como a peça completa 50 anos de lançamento em 2019, a B&B Italia celebra o aniversário da Up5_6 com novas opções de cores: vermelho alaranjado, azul-marinho, verde-petróleo, verde-esmeralda e cardamomo. Há até uma edição especial de com bege listrado e verde petróleo, referindo-se à paleta de cores original em 1969.

Continua após a publicidade

Publicidade