Portas de serralheria: como inserir esse tipo de porta nos projetos
A arquiteta Marina Carvalho explica os benefícios do modelo e quais cuidados tomar ao optar por ele
É normal que, ao se falar de portas nas residências, venha à mente uma marcenaria bem trabalhada. Mas sabia que há uma outra opção, interessante e funcional para ambientes mais compactos? Estamos falando das portas de serralheria, que, devido ao material metálico, também conferem mais modernidade aos projetos.
Adepta do estilo de fechamento que pode estar presente em todos os ambientes, a arquiteta Marina Carvalho explica que as portas em serralheria apresentam uma espessura mais fina se comparado com a marcenaria ou outros materiais.
“Quando a proposta é produzir uma porta quadriculada com vidro, o perfil de aço inox ou ferro consegue ser mais delicado, resultando em um detalhe valioso que nos traz grandes vantagens”, diz.
Tipos de sistemas de abertura
As portas de serralheria contam com diversos tipos de sistemas de abertura, podendo se encaixar em inúmeras situações dentro de casas ou apartamentos. Os modelos mais comuns são a de correr, de abrir, pivotante e camarão, sendo que cada se encaixa melhor em características específicas:
Porta de correr
Esse tipo de abertura tem conquistado os projetos de residências brasileiras, que adotam o material para substituir a madeira.
Além da espessura inferior, o modelo garante economia de espaço por se mover apenas na horizontal, compõe com estilo e vai muito bem na divisão de ambientes como cozinha e área de serviço e, na área social, entre o living e a varanda.
Pivotante
O sistema de abertura desse tipo de porta é ideal para locais maiores, pois normalmente o pivô fica deslocado de um dos cantos. Geralmente é adotada na entrada de residências por ser mais forte, resistente e segura.
Veja também
Camarão
É uma excelente alternativa para delimitar os espaços em um apartamento estúdio, oferecendo mais privacidade. A porta pode compor entradas, dormitórios, closets, banheiro, box, sacadas, cozinha e lavanderia.
De abrir
Considerado o modelo mais tradicional, também oferece seus benefícios, como uma melhor vedação, que por sua vez contribui para a proteção termoacústica, além de se configurar como mais resistente a arrombamentos. A única desvantagem fica por conta do grande raio de abertura, que pode ocupar uma metragem preciosa em ambientes pequenos.
Portas de serralheria na decoração
Hoje em dia, as portas, seja em marcenaria ou metal, carregam uma expressiva importância estética na arquitetura e, com isso, além de atenderem as funções básicas necessárias, integram o conceito de design de interiores.
Para Marina Carvalho, a ideia é que a porta harmonize com as cores do ambiente, produzindo o sentido de unidade. Mas para quem prefere fugir desse padrão, as serralherias coloridas em tons suaves adicionam mais alegria e destaque.
“Se a porta de serralheria tiver um bom desenho com vidro, textura ou cores diferentes, considero que ela tem muito a acrescentar como uma peça de decoração, preenchendo bem o espaço”, reforça Marina.
Se formos pensar em estilos de decoração, este tipo de porta vai muito bem com traços do industrial e do contemporâneo que, além das portas, também registram o metal em outros pontos e formatos.
Tipos de metal
Ferro e aço inox são os metais mais comuns nos projetos quando o assunto é porta de serralheria e cada um carrega as suas prerrogativas.
Com uma grande variedade, as portas de ferro vão desde os modelos mais sofisticados até os mais simples, agregando um relevante custo-benefício aos projetos. E pensando na durabilidade, com os devidos cuidados para que o material não enferruje, o morador seguirá despreocupado.
Quanto ao aço inox, por conta da resistência e da variedade, o elemento tem sido bastante requisitado nas obras.
“Em nossos projetos, realizamos a decisão ao analisar o perfil da área. O ferro é excelente para cômodos secos e o aço inoxidável para ambientes em contato com a água, sempre adicionando a pintura anodizada que, na minha opinião, é a mais resistente”, comenta Marina.
Cuidados
A atenção dedicada às portas de serralheria é a mesma observada para aquelas produzidas com outros materiais: evitar as batidas para não lascar a tinta, limpeza e, se possível, periodicamente, reforçar a pintura.
“Nessa lista de cuidados, eu ainda acrescentaria a aplicação de óleo nas ferragens e nas roldanas da estrutura”, conclui a arquiteta.