Você sabe a história da icônica e atemporal poltrona Eames?
Descubra mais sobre as características de uma das poltronas mais icônicas do mundo
Charles e Ray Eames são conhecidos pela sua sinergia única ao desenvolver móveis elegantes, modernos e funcionais, e começaram sua relação com a gigante de design autoral Herman Miller no fim dos anos 40.
Acreditando que os detalhes fazem o produto, a Poltrona e Otomana Eames tem formato universalmente conhecido e hoje fazem parte das coleções permanentes no MoMA (Museu de Arte Moderna) de Nova York e do Art Institute of Chicago.
A dupla de designers têm autoridade com moldagem de madeira compensada, o que permite distinguir os designs autênticos. Após mais de 60 anos do seu lançamento, as peças continuam a ser montadas manualmente com uma estrutura de 7 camadas de madeira, moldada com tecnologia que não necessita o uso de parafusos.
Como todos os clássicos, a poltrona e a otomana melhoram com o tempo, em parte por causa da maneira artesanal e consistente que são feitas.
Quando foi lançada, o conceito da poltrona era ter um “visual caloroso e receptivo de uma luva de beisebol bem usada”, explicaram Charles e Ray.
Estreando na televisão americana no mesmo ano em que foi lançada, tornou-se destaque em seriados de televisão e elegantes filmes de interiores. A visão moderna dos Eames de melhorar um acessório de muitas salas de estar se transformou em um dos mais significativos designs de móveis do século XX, resistindo ao tempo.