Você sabe a história da icônica e atemporal poltrona Eames?

Descubra mais sobre as características de uma das poltronas mais icônicas do mundo

Por Redação Atualizado em 4 Maio 2022, 18h09 - Publicado em 6 Maio 2022, 19h00
Sala de estar ampla com uma poltrona Eames.
Herman Miller/Divulgação

Charles e Ray Eames são conhecidos pela sua sinergia única ao desenvolver móveis elegantes, modernos e funcionais, e começaram sua relação com a gigante de design autoral Herman Miller no fim dos anos 40.

Acreditando que os detalhes fazem o produto, a Poltrona e Otomana Eames tem formato universalmente conhecido e hoje fazem parte das coleções permanentes no MoMA (Museu de Arte Moderna) de Nova York e do Art Institute of Chicago.

Cartaz publicitário com homem sentado em uma poltrona Eames, lendo um jornal.
Herman Miller/Divulgação

A dupla de designers têm autoridade com moldagem de madeira compensada, o que permite distinguir os designs autênticos. Após mais de 60 anos do seu lançamento, as peças continuam a ser montadas manualmente com uma estrutura de 7 camadas de madeira, moldada com tecnologia que não necessita o uso de parafusos.

Continua após a publicidade

Como todos os clássicos, a poltrona e a otomana melhoram com o tempo, em parte por causa da maneira artesanal e consistente que são feitas.

Sala de estar com sofá e poltrona Eames.
Herman Miller/Divulgação

Quando foi lançada, o conceito da poltrona era ter um “visual caloroso e receptivo de uma luva de beisebol bem usada”, explicaram  Charles e Ray.

Charles e Ray Eames em fotografia preto e branca.

Estreando na televisão americana no mesmo ano em que foi lançada, tornou-se destaque em seriados de televisão e elegantes filmes de interiores. A visão moderna dos Eames de melhorar um acessório de muitas salas de estar se transformou em um dos mais significativos designs de móveis do século XX, resistindo ao tempo.

Continua após a publicidade

Publicidade