Escada-estante: veja esse móvel multifuncional e estiloso
Traga personalidade, criatividade e funcionalidade ao ambiente com este móvel multiuso e inspire-se pelos projetos abaixo
Já parou para pensar que escadas-estante são uma maneira inteligente de incorporar armazenamento – tanto dentro quanto ao redor e ao lado das escadas? Isso ajuda a economizar espaço em pequenas habitações.
Arquitetos e designers do mundo inteiro utilizam essa peça 2 em 1 para criar declarações esculturais e marcantes, além de adicionar um caráter distinto a qualquer cômodo.
De uma casa reformada no leste de Londres a um pequeno apartamento em Barcelona, aqui estão 10 exemplos de residências que usam escadas-estante para minimizar a desordem ou adicionar detalhes ecléticos. Confira e inspire-se para o seu próximo projeto:
Farleigh Road, por Paolo Cossu Architects (Reino Unido)
O estúdio inglês Paolo Cossu Architects adicionou uma escada de carvalho de largura dupla a esta casa no leste de Londres que também serve como estante e um lugar para sentar e ler ou conversar.
A casa reformada foi projetada dessa forma para conectar seus andares superiores e inferiores, que antes eram subdivididos em dois imóveis separados.
“Queríamos criar um espaço multifuncional de vários níveis, que se sentisse conectado e fizesse parte de um espaço maior e permeável”, disse o arquiteto James Kitson ao Dezeen.
Bookshelf House, por Andrea Mosca (França)
Estantes escalonadas tornam-se corrimãos de escada, divisórias e armazenamento geral nesta casa renovada pelo arquiteto Andrea Mosca nos arredores de Paris.
No piso térreo, sofás em forma de pufes emolduram as unidades de madeira características que foram projetadas para parecerem caixas empilhadas em vez de prateleiras planas.
Barcelona apartment, por Eva Cotman (Espanha)
Um quarto no mezanino e porão são acessados através de uma pequena escada geométrica que também funciona como uma estante neste apartamento em Barcelona, renovado pela arquiteta Eva Cotman.
Todas as superfícies foram pintadas de branco para criar uma tela arejada para os ocupantes, incluindo a escadaria, bem como paredes de tijolos expostos e vigas de madeira no teto.
“O coração da casa está em torno da biblioteca, que separa a sala de jantar do armário embutido e, ao mesmo tempo, une a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar“, explicou Cotman.
London home, por Tamir Addadi Architecture (Reino Unido)
O estúdio londrino Tamir Addadi Architecture converteu um loft na área de Muswell Hill para incluir escadas brancas íngremes que também servem como estante.
Os painéis de madeira pintados da estrutura são intercalados com trilhos de prateleiras que criam compartimentos individuais para livros, enquanto o espaço é iluminado de cima por uma claraboia.
Converted barn, por Studio Farris Architects (Bélgica)
Um home office em uma estrutura estilo Jenga foi formado a partir de vigas de madeira empilhadas neste celeiro em West Flanders, na Bélgica.
Além de um escritório no mezanino, a estrutura robusta cria uma escada compacta, mas atraente, que funciona como estante de livros e pedestal para objetos ornamentais.
“As vigas empilhadas tornam-se a biblioteca, estantes, depósito e área de descanso e leitura”, disse Giuseppe Farris, fundador do Studio Farris.
Berkley House, por RSAAW (Canadá)
A empresa canadense RSAAW conectou os níveis da Berkley House em Vancouver com uma estante de madeira formada por fileiras de caixas presas a uma grande escada.
A casa renovada, de meados do século, foi transformada para incluir detalhes típicos de uma galeria, como paredes pintadas de branco, e o estúdio também adicionou grandes janelas e clarabóias que iluminam o espaço interior.
Paris apartment, por Schemaa (França)
O espaço deste pequeno apartamento parisiense foi maximizado através da inserção de uma escada de piso alternado que também inclui armazenamento para livros e outros objetos.
O estúdio francês Schemaa criou armários de diferentes alturas, escondidos por portas que medem a mesma largura dos degraus da escada, enquanto a escolha da madeira em tons claros dá ao interior uma sensação arejada.
Rosa and John’s Home, por Zminkowska De Boise Architects (Reino Unido)
Com o nome de seus proprietários, Rosa and John’s Home é um apartamento renovado em Londres, onde os livros podem ser armazenados de lado sob uma escada atarracada que conecta as duas metades de uma sala de estar de dois andares.
O escritório Zminkowska De Boise Architects inseriu cantinhos em ambos os lados das escadas para formar espaços mais estruturados para leitura ou estudo. Aliás, as próprias escadas servem como um espaço informal para se reunir.
Shelf-Pod, por Kazuya Morita Architecture Studio (Japão)
O Kazuya Morita Architecture Studio construiu placas de pinho laminado interligadas que se encaixam para formar estantes treliçadas do chão ao teto desta casa na província de Osaka, no Japão.
As unidades quadradas são interrompidas apenas por pequenas escadas que oferecem rotas escalonadas pelos diferentes níveis da casa.
Book Tower House, por Platform 5 Architects (Reino Unido)
Estantes altas se apresentam ao redor da escada de carvalho na Book Tower House, uma casa no norte de Londres reformada e ampliada pelo escritório Platform 5 Architects.
Projetado para abrigar a extensa coleção de livros de seu proprietário, o ambiente inclui um espaço de estudo no primeiro andar que é alcançado através da escada.
*Via Dezeen