Casa Created with Sketch.

Descubra como decorar sua casa com a cerâmica

Há diversas opções para trazer peças do material aos ambientes

Mesa com pratos, copos e tigelas em cerâmica branca. Pequenas folhas e flores nos vasos.

 (Clay And Craft/Reprodução)

A cerâmica nem sempre foi um item queridinho da decoração, como é nos dias de hoje. Antigamente esse material era apenas direcionado para produção de objetos do cotidiano como utensílios domésticos, armas e elementos de expressões artísticas e culturais. Mas, segundo estudiosos, a produção da cerâmica é a mais antiga da indústria e da história humana.

Ela se difundiu após a Revolução Industrial, trazendo peças por meio das louças, porcelanas, azulejos de decoração e construção. Nos dias atuais, devido à sua resistência, maleabilidade e durabilidade, as peças produzidas com esse material marcam presença na decoração de interiores das casas do Brasil. Veja como você pode decorar sua casa usando peças de cerâmica!

1. Vasos de cerâmica

 

Vaso de cerâmica azul, com flor laranja sobre bancada de madeira Vaso de Cerâmica, da Etna

Vaso de Cerâmica, da Etna (Divulgação/Etna)

Detalhes são essenciais para quem ama decoração. Pensando nisso, compor os ambientes com vasos de cerâmica pode ser uma opção para trazer textura e beleza para sua casa. Procure conjuntos de tamanhos e cores diferentes para deixá-los à mostra de uma maneira bem harmônica.

2. Iluminação

 

Luminária pendentes de cerâmica, com luzes acesas na cores preta, laranja, cimento queimado e terracota Luminária FUSE, da Archiproducts

Luminária FUSE, da Archiproducts (Archiproducts/Pinterest)

A iluminação é um ponto essencial para compor qualquer ambiente. Nos últimos tempos, os pendentes têm sido muito utilizados para dar destaque a alguns locais do espaço. Uma ideia é investir em opções de cerâmica, existem muitos modelos no mercado para você escolher por aí!

Veja também

3. Xícaras, copos e canecas

 

Xícara e pires brancos de cerâmica, em fundo rosa, com cascos de arvores ao lados Xícara de Chá com Pires, da Etna

Xícara de Chá com Pires, da Etna (Divulgação/Etna)

O inverno está chegando, né? Que tal então receber a estação com estilo? A cerâmica é muito usada para utensílios de cozinha como xícaras, copos e canecas. A melhor parte de beber em uma caneca de cerâmica é envolver as mãos em torno dela e deixar o calor aquecê-las!

4. Pratos e cumbucas

 

Prato raso de cerâmica verde, com desenhos de folhas na borda, em fundo azul mesclado com grãos de macarrão Prato Raso, da Etna

Prato Raso, da Etna (Divulgação/Etna)

Pratos e cumbucas produzidas com cerâmica carregam um pouco de história e naturalidade. Eles possuem uma ampla gama de formas, tamanhos e cores para você escolher. Nada melhor do que uma cumbuca para servir aquele caldo ou sopa deliciosa para os membros da sua família!

5. Objetos decorativos

 

Barco de papel de cerâmica, sobre bancada de madeira com livros e máquina fotográfica antiga ao fundo Enfeite de Barquinho Papel, da Etna

Enfeite de Barquinho Papel, da Etna (Divulgação/Etna)

Por fim, existe uma infinidade de opções de objetivos decorativos produzidos com cerâmica que podem alegrar os ambientes da sua casa com requinte! Há suportes de velas, relógios, vasos e pendentes para plantas, além de pequenos móveis. Você só precisa usar a criatividade!

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.