Casa Created with Sketch.

Faça você mesmo: peças com massa de cerâmica plástica

Além de ser um passatempo relaxante, as duas ideias que mostramos aqui podem decorar sua casa

Se você gosta de fazer trabalhos manuais, seja para relaxar, decorar a casa ou as duas coisas, vai gostar dessas ideias. São pequenas peças que podem ser modeladas usando massa de cerâmica plástica. Quem nos mostra o passo a passo é a empresa alemã Staedtler, que trouxe ao Brasil recentemente a massa Fimo Couro.

O produto consegue reproduzir uma textura semelhante ao couro, por isso tem esse nome. Além disso, há no catálogo da marca outras versões da massa, como a effect e a soft. Segundo o fabricante, ela pode ser usada para confeccionar bijuterias, esculturas, bonecas, itens de decoração e o que a sua criatividade quiser explorar.

Veja abaixo, duas ideias e o passo a passo de peças que você pode moldar com a massa de cerâmica plástica.

Suporte de vela hygge

 (divulgação/Casa.com.br)

  1. Enrole quatro cordões com 5 mm de espessura a partir de 2 blocos de massa de modelar Fimo soft, um em dolphin grey e outro em branco.
  2. Torça dois cordões da mesma cor um em volta do outro no sentido dos ponteiros do relógio.
  3. Faça o mesmo com os outros dois cordões, desta vez no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
  4. Agora estenda os dois cordões torcidos um ao lado do outro e pressione para unir e criar o aspecto de malha de tricô.
  5. Coloque as tiras de tricô a toda a volta do suporte de vela e pressione, com as tiras brancas na parte de cima e as tiras cinzentas na parte de baixo. Corte o excesso.
  6. Leve o suporte de vela a endurecer durante 30 minutos num forno pré-aquecido a 110° C com calor de cima e de baixo.Dica: Os trabalhos por terminar e as sobras de material devem ser protegidos da luz solar e do calor e podem ser armazenados num frasco fechado ou em película aderente.

Você também pode ver o passo a passo dessa peça no vídeo abaixo:

 

Vaso com candy colors

 (divulgação/Casa.com.br)

  1. Abra uma placa de um bloco de Fimo effect de cada uma das cores cinzento claro, baunilha e hortelã com a máquina para massa de modelar no nível 2 ou abra com um rolinho.
  2. Desenhe várias linhas a 2,5 centímetros de distância na placa cor hortelã. Faça marcas na linha inferior em intervalos de três centímetros. Faça o mesmo na linha superior. A primeira marca deve começar a 1,5 cm da borda esquerda. Em seguida, corte a placa a partir da marca superior até a marca inferior com a lâmina, para fazer triângulos de lados iguais. Alternativamente, pode cortar os triângulos com um cortador triangular.

     (divulgação/Casa.com.br)

  3. Para dar um toque diferente aos triângulos, pode cobri-los com folha de metal. Coloque uma folha de metal sobre a placa de Fimo de cor cinzento claro e aplique-a premindo com cuidado com o pincel de stêncil. Para conseguir o efeito craquelê, passe o roll-on acrílico por cima da folha de metal para que rasgue.

     (divulgação/Casa.com.br)

  4. Coloque todos os triângulos no vaso. Aconselha-se começar pela borda superior e avançar para a parte inferior.

     (divulgação/Casa.com.br)

  5. Quando todos os triângulos estiverem colocados nas duas filas, cubra a parte inferior do vaso com a placa de massa branca.
  6. Corte os restos de massa da base do vaso e leve-o a endurecer no forno a 110°C por 30 minutos. Deixe esfriar. Pronto!
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s