Casa Created with Sketch.

8 ideias práticas para trazer a natureza para dentro de casa

O frio do inverno não nos deixa sair de casa e ver a natureza, então nós trazemos o verde para dentro de casa! Confira seis ideias fáceis de DIY e dois objetos lindos

O inverno é impetuoso com os jardins e com o tempo que passamos fora de casa, ao ar livre. Convenhamos, o frio nos faz querer ficar só embaixo das cobertas! Mas a natureza dá saudade — por isso, separamos oito ideias diferentes para trazer o aconchego do verde para dentro de casa.

Suas habilidades com pincel e cola estão em dia? Dê uma de artista e invista nesses projetos de faça você mesmo:

1. Bandeja com folhas

bandeja-com-folhas-de-costela-de-adao

 (/)

Entre servir um café e outro, esta bandeja com folhas de costela-de-adão se torna decoração no balcão da cozinha. E ela nem dá trabalho para fazer: a parte mais demorada é a prensa das folhas e o tempo da resina secar!

como-pressar-plantas-alana

 (/)

Para prensá-las, é só fazer um sanduíche de papel de seda — uma folha de papel, a planta, e outra folha de papel. Em seguida coloque-a no meio de um livro grande, com vários outros por cima, e deixe por alguns dias. Dá pra ver que ela está pronta quando estiver seca e as pontas se mantiverem lisas sem o peso do livro.

O próximo passo é arranjar as folhas na bandeja e cortar as partes que ficaram para fora. Com cola branca, encaixe-as na superfície. Por último, misture e aplique a resina em uma camada fina de acordo com as instruções do fabricante. Depois é só esperar 24 horas até secar e impressionar os convidados!

2. Bandeja com flores

bandeja-para-chas-feita-de-petalas

 (/)

Gostou da ideia da bandeja, mas prefere algo mais delicado? Experimente repetir o processo com pétalas de rosas e pequenas flores. Os passos são os mesmos – a única diferença é o cuidado, que deve ser maior pela fragilidade das plantas. O tutorial completo, em inglês, está no blog Say Yes.

3. Natureza em molduras

Montagem-das-plantas-em-arranjo-de-parede-Alana-Jones-Mann

 (/)

Que tal levar as plantas do jardim para suas paredes? O tutorial de Alana Jones-Mann ensina: primeiro, todas as plantas escolhidas devem ser prensadas. Depois, com um quadro de vidro desmontado, posicione as plantas e use fita dupla face para prendê-las no lado que ficará virado para a parede. Remonte o quadro. Não se esqueça de limpar as marcas de digitais do lado de dentro dos vidros!

Abaixo, a foto do arranjo de quadros de madeira da Fine Little Day. Ambos os designs são discretos e minimalistas.

folhas-prensadas-em-molduras-minimalistas-de-madeira Fine Little Day

 (/)

4. Com terrários

suculentas-em-porta-ovos Sugar and Cloth e Pinterest

 (/)

Quem não ama terrários de suculentas? Essas pequenas plantas conquistaram a decoração e a internet, com várias opções de vasos e montagens personalizadas! Na foto, cada planta é colocada individualmente em um vasinho feito a partir de um porta ovos. O mais bacana são as expressões pintadas na porcelana, que criam um personagem cujos cabelos são as folhas!

Nosso vídeo também ensina o passo-a-passo de um belo terrário tradicional:

5. Móbile geométrico

01-como-fazer-um-mobile-geometrico-decorado-com-flores

 (/)

Faça móbiles geométricos decorados com flores inspirados em ornamentos tradicionais finlandeses! Nós demos o passo-a-passo aqui.

6. Luminária de madeira

galho-de-arvore-como-luminaria-Improvised Life

 (/)

O outono é repleto de inspiração, desde a paleta de cores alaranjadas até o formato das folhas. Esta luminária, feita com um galho de madeira, deixa a casa aconchegante e com a cara das árvores nuas da estação. O morador desta casa escolheu um galho de um parque em que passeava em sua infância — você pode fazer o mesmo!

Além da madeira, foram usados pendentes em fio.

 

Não tem muito jeito com trabalhos manuais? Estes objetos também são ótimos para transformar a casa em um grande jardim:

7. Kokedamas

04-jabuticabeira-suspensa-rouba-a-cena-em-casa-cor-sp

 (/)

Você já ouviu falar em Kokedamas? Elas são esferas ornamentais japonesas feitas a partir de musgo, criando um planetinha suspenso habitado por uma planta belíssima e solitária. O Estúdio da Jabuticada da CASA COR SP 2016 apresentou uma escolha ousada do jovem arquiteto Nildo José: uma jabuticabeira suspensa com essa técnica. Lembrou?

kokedama-orquidea-brinco-de-princesa

 (/)

A arquiteta Priscila Della Valle, de São Paulo, faz lindos arranjos na Brinco de Princesa que você pode levar para casa. Experimente pendurar uma Kokedama de orquídea na sala de estar! A decoração flutuante deixará o ambiente etéreo e misterioso.

8. Com um móvel rústico

MESA DE CENTRO CAPOTIRA - IPE - Tora Brasil

 (/)

Focada na Sustentabilidade, a Tora Brasil cria móveis com madeiras de manejo florestal com selo FSC. Os produtos, belos e sustentáveis, vão de bancos até mesas de centro e revisteiros.

 

É importante notar que, eventualmente, a maior parte dos DIYs feitos de plantas naturais envelhecerão — para mantê-los, é necessário fazê-los novamente com plantas frescas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s