8 ideias práticas para trazer a natureza para dentro de casa
Confira seis ideias fáceis de DIY e dois objetos lindos
O inverno é impetuoso com os jardins e com o tempo que passamos fora de casa, ao ar livre. Convenhamos, o frio nos faz querer ficar só embaixo das cobertas! Mas a natureza dá saudade — por isso, separamos oito ideias diferentes para trazer o aconchego do verde para dentro de casa.
Suas habilidades com pincel e cola estão em dia? Dê uma de artista e invista nesses projetos de faça você mesmo:
1. Bandeja com folhas
Entre servir um café e outro, esta bandeja com folhas de costela-de-adão se torna decoração no balcão da cozinha. E ela nem dá trabalho para fazer: a parte mais demorada é a prensa das folhas e o tempo da resina secar!
Para prensá-las, é só fazer um sanduíche de papel de seda — uma folha de papel, a planta, e outra folha de papel. Em seguida coloque-a no meio de um livro grande, com vários outros por cima, e deixe por alguns dias. Dá pra ver que ela está pronta quando estiver seca e as pontas se mantiverem lisas sem o peso do livro.
O próximo passo é arranjar as folhas na bandeja e cortar as partes que ficaram para fora. Com cola branca, encaixe-as na superfície. Por último, misture e aplique a resina em uma camada fina de acordo com as instruções do fabricante. Depois é só esperar 24 horas até secar e impressionar os convidados!
2. Bandeja com flores
Gostou da ideia da bandeja, mas prefere algo mais delicado? Experimente repetir o processo com pétalas de rosas e pequenas flores. Os passos são os mesmos – a única diferença é o cuidado, que deve ser maior pela fragilidade das plantas. O tutorial completo, em inglês, está no blog Say Yes.
3. Natureza em molduras
Que tal levar as plantas do jardim para suas paredes? O tutorial de Alana Jones-Mann ensina: primeiro, todas as plantas escolhidas devem ser prensadas. Depois, com um quadro de vidro desmontado, posicione as plantas e use fita dupla face para prendê-las no lado que ficará virado para a parede. Remonte o quadro. Não se esqueça de limpar as marcas de digitais do lado de dentro dos vidros!
Abaixo, a foto do arranjo de quadros de madeira da Fine Little Day. Ambos os designs são discretos e minimalistas.
4. Com terrários
Quem não ama terrários de suculentas? Essas pequenas plantas conquistaram a decoração e a internet, com várias opções de vasos e montagens personalizadas! Na foto, cada planta é colocada individualmente em um vasinho feito a partir de um porta ovos. O mais bacana são as expressões pintadas na porcelana, que criam um personagem cujos cabelos são as folhas!
Nosso vídeo também ensina o passo-a-passo de um belo terrário tradicional:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=zyOoGmPIUCc%5D
5. Móbile geométrico
Faça móbiles geométricos decorados com flores inspirados em ornamentos tradicionais finlandeses! Nós demos o passo-a-passo aqui.
6. Luminária de madeira
O outono é repleto de inspiração, desde a paleta de cores alaranjadas até o formato das folhas. Esta luminária, feita com um galho de madeira, deixa a casa aconchegante e com a cara das árvores nuas da estação. O morador desta casa escolheu um galho de um parque em que passeava em sua infância — você pode fazer o mesmo!
Além da madeira, foram usados pendentes em fio.
Não tem muito jeito com trabalhos manuais? Estes objetos também são ótimos para transformar a casa em um grande jardim:
7. Kokedamas
Você já ouviu falar em Kokedamas? Elas são esferas ornamentais japonesas feitas a partir de musgo, criando um planetinha suspenso habitado por uma planta belíssima e solitária. O Estúdio da Jabuticada da CASA COR SP 2016 apresentou uma escolha ousada do jovem arquiteto Nildo José: uma jabuticabeira suspensa com essa técnica. Lembrou?
A arquiteta Priscila Della Valle, de São Paulo, faz lindos arranjos na Brinco de Princesa que você pode levar para casa. Experimente pendurar uma Kokedama de orquídea na sala de estar! A decoração flutuante deixará o ambiente etéreo e misterioso.
8. Com um móvel rústico
Focada na Sustentabilidade, a Tora Brasil cria móveis com madeiras de manejo florestal com selo FSC. Os produtos, belos e sustentáveis, vão de bancos até mesas de centro e revisteiros.
É importante notar que, eventualmente, a maior parte dos DIYs feitos de plantas naturais envelhecerão — para mantê-los, é necessário fazê-los novamente com plantas frescas.