Continua após publicidade

8 erros na hora de passar roupas que você não deve cometer

Passar roupas que já foram usadas uma vez, guardar o ferro com água dentro... Listamos oito erros mais comuns cometidos ao passar roupas – e como evitá-los

Por Jennifer Detlinger
Atualizado em 13 jun 2017, 21h25 - Publicado em 13 jun 2017, 19h00

Que atire o primeiro botão quem nunca, em meio a correria do dia a dia, passou uma blusa em cima da cama sem sequer abrir a tábua de passar roupas. Este é um dos erros mais comuns do mau uso do ferro de passar, que além de prejudicar o tecido, pode queimar os lençóis ou colcha de sua cama. Manter as roupas sempre bem passadas e organizadas é uma missão trabalhosa, mas que pode recompensar seu bolso, já que não precisará renovar o guarda-roupa de mês em mês. A seguir, listamos oito erros cometidos na hora de passar roupas e como evitá-los. Confira:

1. Deixar as roupas delicadas por último

Os ferros demoram mais para esfriar do que para aquecer, então comece com materiais que precisam de temperaturas mais baixas, como poliéster e seda. Depois, passe as peças de algodão e linho. Caso faça o contrário, você corre o risco de derreter ou marcar o tecido.

2. Não usar a temperatura correta do ferro

Para passar as roupas em segurança e tirar todos os amassadinhos é preciso controlar a temperatura do ferro. Cada tipo de roupa exige o ferro em determinada temperatura. Se a peça for feita de vários de tecidos, selecione a opção do seu aparelho indicada para o mais delicado. Isso ajudará a preservar a peça como um todo.

3. Não limpar o ferro

Fibras derretidas e resíduos de roupas que ficam na base do ferro podem manchar os tecidos. Para higienizar, passe uma pasta de bicarbonato de sódio na base do ferro desligado e frio ou use apenas um pano umedecido com detergente neutro. Espalhe um pouco de lustra-móveis na superfície se quiser que ele deslize mais.

Continua após a publicidade

4. Sujar a roupa com o ferro

Alguns ferros têm a opção de adicionar água em seu reservatório para criar vapor. É preciso colocar apenas quantidade de água indicada, já que o excesso pode fazer ela respingar e transferir alguma sujeira do ferro para a sua roupa.

5. Guardar o ferro com água dentro

Sempre esvazie o reservatório de água do ferro antes de guardá-lo, principalmente se você deixa ele apoiado na própria base. Isso evita que a água em excesso danifique as partes internas do aparelho ou vaze por baixo, oxidando a base do ferro. Também não coloque amaciantes e outros produtos, que podem estragar o equipamento e levar à perda da garantia do fabricante.

6. Passar peças que são muito leves

Para peças de tecidos mais fluidos e soltos, como o musseline e gazar, use um vaporizador manual, que não marca e derrete a roupa. Se quiser usá-lo com tecidos mais pesados, onde o vapor não consegue penetrar, basta virar a peça do avesso e vaporizar em ambos os lados.

Continua após a publicidade

7. Passar roupa que já foi usada uma vez

Roupas que já foram usadas não devem ser passadas novamente. Elas podem acabar ficando com manchas que não sairão mais e malcheirosas. O calor do ferro faz com que toda a sujeira que está na roupa se agarre ao tecido.

8. Passar o ferro quente nos botões

Passar o ferro diretamente sobre os botões pode fazer com que eles caiam. O correto é abrir a camisa na hora que for passar a parte onde ficam os botões, e passar pelo lado avesso da peça. Também tenha atenção para usar o ferro entre um botão e outro.

Publicidade