Continua após publicidade

5 dicas para aumentar a vida útil do sofá

O sofá tem mil e uma utilidades, e exatamente por isso precisa de cuidados especiais!

Por Marianna Gualter
Atualizado em 28 fev 2024, 11h46 - Publicado em 20 Maio 2019, 15h21

Não quero magoar os outros móveis, mas se existe uma peça que todo mundo ama é o sofá. O melhor lugar para assistir séries em uma tarde fria, o ponto de encontro ideal para ver filmes com a família e um espaço aconchegante para conversar com os amigos.

0303-ideias-para-preencher-espaco-atras-do-sofa
(Reprodução/Casa.com.br)

O sofá tem mil e uma utilidades e, exatamente por isso, precisa de cuidados especiais. Muitas vezes dormimos, brincamos com crianças e pets, ou até mesmo nos alimentamos nele, e todas essas atividades acabam gerando danos para o móvel. Se realizada a manutenção correta, a peça pode durar anos. A limpeza do sofá não é importante somente do ponto de vista estético, mas também para evitar a proliferação de bactérias, ácaros e outros parasitas.

(Divulgação/CASACOR)

Para ajudar você a manter seu querido sofá bem conservado, apresentamos algumas dicas dadas pelo gerente da Porto Seguro Faz, David Pereira. Confira:

1. Tchau, pó!

O pó pode ser um grande problema, mas não é tão difícil assim evitá-lo. Usar o aspirador diariamente é um bom modo de mantê-lo longe, prevenindo doenças e crises alérgicas. Para facilitar ainda mais a limpeza, as mantas impermeáveis são uma boa pedida.

Continua após a publicidade
73 Um único sofá: ser funcional está na moda
(Reprodução/Casa.com.br)

2. ‘Menos é mais’ quando o assunto são produtos de limpeza

Limpa carpete, detergente, amaciante, sabão em pó…esqueça todos eles! Produtos químicos podem danificar o tecido ou sujá-lo ainda mais. Além disso, podem criar manchas futuras: “o pano úmido sobre o tecido não removerá todo o detergente, sendo assim, o resíduo dele ficará no sofá e tornará aquela superfície hidro ativa, ou seja, qualquer gota que cair fará uma mancha”, alerta David.

Continua após a publicidade

3. O vinagre não é seu melhor amigo

São inúmeros os tutoriais ensinando a usar vinagre em receitas milagrosas que acabam com qualquer problema em casa, porém o produto é ácido e se usado no sofá pode danificar o móvel. Aplicado no tecido, ele pode corroer fibras naturais, estragar tecidos acoplados a dublagens sintéticas (quando o tecido de um lado possui um material e no forro outro), amarelar quando exposto à luz, alvejar colorações escuras, remover estampas, enfim, um perigo!

(Reprodução/Casa.com.br)

4. Limpezas pontuais significam manchas

Se houver um acidente e algo cair no sofá, utilize um pano macio e bem úmido para a higienização. Ao contrário do senso comum, não concentre a limpeza, o ideal é molhar todo o assento ou toda área onde a sujeira caiu, por exemplo, o braço do sofá. Assim a secagem irá acontecer de forma uniforme e não culminará em manchas pontuais. Um bom modo de secar é usar o ventilador e panos secos.

5. Chame um profissional 

A limpeza profissional deve virar rotina. Os estofados revestidos com tecido podem ser lavados anualmente, porém se o uso for contínuo, o indicado é diminuir o intervalo para seis meses. Já no caso de estofados revestidos com couro ou sintéticos, é preciso observar o local onde ficam: se recebem luz direta, têm mais tendência a rachaduras por falta de hidratação, então o correto é fazer a limpeza profissional no mínimo duas vezes por ano. No caso de grandes danos causados por acidentes, o ideal também é chamar um profissional.

(Divulgação/Casa.com.br)

 

Publicidade