De chiclete à sangue: como remover manchas difíceis de tapetes
Para não estragar a peça, saiba como a higienização deve ser feita em diferentes casos
Conseguindo compor com a decoração de um ambiente e, ao mesmo tempo, aquecer e deixar diferentes espaços mais aconchegante, os tapetes são os queridinhos em muitos lares.
Entretanto, eles exigem uma atenção especial na manutenção e higienização, uma vez que encharcar as fibras pode resultar no estrago do material. E, por se tratar de um item que fica mais exposto à sujeira, é fundamental saber quais tipos de produtos podem ser utilizados para remover as mais diversas manchas, sem danificar seu tecido e estrutura.
Um dos passos fundamentais é limpar a região manchada logo após o ocorrido, pois evita que a peça absorva a umidade, fazendo com a sujeita escorra para a base, onde proliferação de microrganismos maléficos e o desenvolvimento de odores indesejáveis acontecem.
Abaixo, Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa, traz algumas dicas de como realizar o procedimento, segundo cada tipo de mancha. Confira:
Esmalte
Neste caso, não pense duas vezes para remover a mancha assim que sujar, uma vez que o produto pode estragar alguns tipos de tapeçaria. A dica é tirar o esmalte passando acetona.
Aplique um pouquinho da solução no local e comprima um papel toalha em cima para absorver. Se preferir, molhe um pano com o líquido e o pressione sobre o esmalte, para ter certeza que não está depositando quantidades grandes demais no tapete. Caso o esmalte não saia, passe a acetona quantas vezes forem necessárias, sem espalhar. Em seguida, use detergente com água morna para assegurar que toda a acetona e esmalte foram retirados. Para finalizar, seque com papéis toalha.
Tinta de cabelo
Nem todo mundo pinta o cabelo no salão, muitas pessoas optam por realizar o procedimento em casa – o que é ótimo para o bolso, mas nem tanto para os seus tapetes.
Se a tinta cair, o conselho é fazer uma mistura com uma colher de detergente, uma de vinagre branco e dois copos de água morna. Depois, esfregue a região utilizando uma esponja e a solução e passe um pano seco.
Veja também
- Passo a passo para fazer um tapete trançado
- Como remover manchas de diferentes tecidos
- Produtos de limpeza que você (provavelmente) está usando errado
Chiclete
Até agora falamos só sobre produtos líquidos, mas e uma goma de mascar? Para retirá-la da sua peça basta endurecê-la com um cubo de gelo e, como uma colher, raspar o doce para fora.
Atenção: não encoste o gelo diretamente no tapete, a água dificulta a eliminação!
Bebida Alcoólica
Ao derramar vinho, cerveja ou alguma outra bebida, tire o excesso com um papel toalha e depois pulverize sobre a sujeira uma mistura de um copo de vinagre com duas medidas de água fria. Outra dica é colocar uma porção de sal em cima, lavando a região com água e sabão logo em seguida.
Óleo
Pingue algumas gotas de detergente líquido sobre o local manchado e esfregue com uma escovinha. Cubra a área com uma pequena quantidade de água morna e, por fim, passe um pano.
Não se preocupe caso crie espuma, basta ir enxugando até que o lugar esteja relativamente seco. Porém, fique atento para realizar a higienização com pouco detergente e água, sempre conferindo se o óleo deixou algum resíduo e repita o método se necessário. Deixe secar naturalmente.
Sangue
Em caso de sangue, a limpeza pode ser feita de duas formas: se ainda estiver úmido, use apenas água fria, mas se tiver seco, combine água fria com pó amaciante de carnes em partes iguais. Proteja a superfície e deixe agir por 30 minutos, antes de limpar com uma esponja molhada. Para evitar que a peça fique com um aspecto desgastado, remova a mancha o mais rápido que conseguir.
Seguiu todas as dicas, mas a sujeira continua presente no tapete? Peça ajuda de especialistas em limpeza profissional.