Casa Created with Sketch.

Flor-da-fortuna: como cultivar a suculenta da vez

Está com dúvidas em relação ao cultivo da espécie Kalanchoe? Se a resposta foi sim, esta é a matéria certa para você!

suculenta Kalanchoe rosa, laranja e vermelha

 (artursfoto / ThinkStock/Getty Images)

A suculenta da espécie Kalanchoe, conhecida popularmente como flor-da-fortuna (Kalanchoe blossfeldiana), é super fácil de cuidar. Isso porque é resistente às variações climáticas, não precisa de constante irrigação e tem ótima adaptação aos ambientes internos e externos. Além disso, na mesma espécie há variações como a orelha de gato (Kalanchoe tomentosa), a mãe de milhares (Kalanchoe laetivirens), entre outros. Se você quer saber como cultivar esse tipo de planta, confira algumas dicas abaixo:

Ambiente

A melhor temperatura para cultivo é entre 13ºC e 29ºC. É preciso que o ambiente tenha bastante luminosidade, além de ser quente e úmido, preferencialmente.

Plantio

O ideal para o plantio da Kalanchoe é um solo fértil, bem drenado e adubado. Além disso, é uma planta que se propaga bem por estaquia. Já as plantas dessa espécie que forem compradas em floriculturas precisam ficar em vasos maiores e em lugares com exposição aos raios solares pela manhã para que se adaptem.

Rega

No verão regue a Kalanchoe duas vezes por semana, já no inverno, uma vez. Antes de regá-la toque no solo e veja se está começando a ficar seco, pois é o momento certo para regar. A irrigação deve ser manual para que todas as partes sejam preenchidas com a água. Porém, tenha muito cuidado para não encharcar o solo, o que pode favorecer o desenvolvimento de fungos. Caso isso aconteça, separe a plantinha das outras para que o fungo não se espalhe. Além disso, não deixe que o solo fique ressecado, pois a planta poderá perder nutrientes, ficar amarelada e até perder suas folhas e flores.

Exposição ao sol

Pode ser cultivada em sombra parcial e precisa estar exposta por duas horas ao sol pleno. O período ideal seria pela manhã ou no final da tarde, evitando horários em que os raios solares são mais fortes, pois pode danificar sua planta.

Poda

Retire sempre que possível as flores, folhas e caules que estejam mortos. Além disso, tenha cuidado para não cortar as partes que estão saudáveis.

Floração

É uma espécie que floresce o ano inteiro, mas o momento principal de floração é durante o inverno e no início da primavera. Se deseja que ela floresça em outras épocas do ano, será preciso deixá-la em um local escuro por pelo menos 12 horas todos os dias e apenas deixá-la exposta ao sol da manhã. Além disso, não se esqueça de protegê-la do frio.

 

Siga Casa.com.br no Instagram

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s