Casa Created with Sketch.

Chineses criam jardim comunitário que é puxado por bicicleta

A estrutura movida à energia solar surge como alternativa para a falta de espaço dedicado à agricultura tradicional nas cidades grandes

Ao mesmo tempo que cidades com espaço limitado continuam a erguer casas e prédios, alternativas e novas abordagens para a agricultura são criadas para permitir o plantio de vegetais no centro urbano. Entre os recursos, há uma fazenda vertical em Xangai e uma horta flutuante em Nova YorkDesta vez, o escritório chinês de arquitetura People’s Industrial Design Office (PIDO), criou um jardim móvel que incentiva uma cultura de sustentabilidade e de compartilhamento entre a comunidade.

A Bike Share Farm foi construída durante um evento realizado em Seul, a Coreia do Sul, que discutiu sobre a falta de espaço em cidades grandes, particularmente para cultivar plantas. O jardim hidropônico consiste em uma estrutura triangular de aço suportado por duas bicicletas. Tubos atravessam uma base de metal com furos para acomodar pequenos vasos de plantas.

(PIDO/Divulgação)

(PIDO/Divulgação)

Um conjunto de painéis solares fica instalado na estrutura para alimentar uma bomba que circula água por todo o sistema. A estrutura permite que bicicletas diferentes sejam facilmente trocadas, de modo que um novo ciclista possa assumir a responsabilidade pelo jardim em cada parada.

(PIDO/Divulgação)

Projetada para incentivar que a comunidade participe da agricultura, a Bike Share Farm possibilita que mais pessoas se envolvam no processo sustentável ao cultivar e coletar alimentos. “Os jardins urbanos são comuns hoje em muitas cidades, mas poucos têm acesso a eles”, disse o cofundador da PIDO, James Shen, ao Dezeen. “Ela é o casamento perfeito do modelo de compartilhamento de bicicletas com as tecnologias agrícolas. Um jardim vertical e móvel compensa todas as restrições de espaço encontradas em cidades grandes como Seul e Pequim”.

(PIDO/Divulgação)

(PIDO/Divulgação)

Segundo Shen, a estrutura é leve o suficiente para ser levantada por duas pessoas, além de ser fácil de controlar e dirigir. Atualmente, o estúdio está trabalhando para demonstrar a estrutura que suporte um número maior de bicicletas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s