Continua após publicidade

Startup brasileira lança a primeira horta inteligente do país

O produto funciona à base de cápsulas e requer rega só a cada 25 dias

Por Nádia Simonelli
11 ago 2020, 17h02
horta-intelligente9
(divulgação/Casa.com.br)

Você tem muita vontade de ter temperos e ervas aromáticas sempre frescos em casa, mas tem dificuldade em cultivá-los? Foi pensando nisso que três jovens empreendedores resolveram criar a Brota, uma horta inteligente que funciona a partir de cápsulas. Segundo os criadores e fabricantes, basta inserir a cápsula do que você quer plantar — que contém uma espécie de solo preparado especificamente para aquela semente —, abastecer o reservatório de água do equipamento uma vez a cada 25 dias e esperar a planta crescer.

A explicação dessa pouca necessidade de rega vem do sistema autônomo de irrigação da horta, que envia água e nutrientes à cada uma das cápsulas na quantidade e no tempo ideal. Assim, se você não entende nada de botânica, nem tem mão boa para plantas, isso não será um problema.

horta-intelligente8
(divulgação/Casa.com.br)

Atualmente, a empresa oferece 11 opções de cápsulas, entre elas a de camomila-húngara, alface baby e coentro, além de outras opções de verduras temperos e chás. E, se tiver alguma dúvida, a Brota disponibiliza biólogos online, que podem auxiliar em qualquer etapa do processo.

Continua após a publicidade

O foco da empresa está na busca das pessoas por bem-estar, que inclui uma alimentação saudável, além da preocupação com uma vida mais sustentável. “Acreditamos que ter uma horta em casa traz diversos benefícios físicos, psicológicos e abre para uma nova consciência sobre o estilo de vida mais saudável que todos devemos buscar de alguma forma. Enxergamos uma oportunidade de começar essa jornada de conscientização por meio de uma horta que vive no modus operandi de quem está nas capitais, mas que não tem tempo ou conhecimento para mantê-la”, diz o CEO da Brota, Rodrigo Farina.

horta-intelligente7
(divulgação/Casa.com.br)

Para reforçar a preocupação com o meio ambiente, a startup fabrica o equipamento com plástico reciclado. Além disso, as cápsulas são reutilizáveis: ao realizar a troca é possível aproveitar o envoltório e substituir apenas o interior com a terra e as sementes.

Continua após a publicidade

Interessou? Você pode comprar a hora inteligente Brota no site da marca!

Publicidade