Continua após publicidade

Plantas da moda: como cuidar de costela-de-adão, ficus e outras espécies

A jardinista Marina Reis, do Atelier Colorato, explica como manter as espécies sempre bonitas

Por Larissa Faria
Atualizado em 31 jan 2022, 18h46 - Publicado em 18 nov 2020, 18h02
Plantas do Atelier Colorato, com curadoria de Marina Reis (Atelier Colorato/Klacius Ank e Laura Izidoro/Casa.com.br)

As plantas estão ganhando cada vez mais espaço nas casas e apartamentos. E há uma explicação para isso que vai além da estética: trazer a natureza para dentro do lar pode aumentar a produtividade e estimular a criatividade

Com essa tendência, diversas espécies de plantas estão sendo muito procuradas para ocupar espaços especiais nos lares. Para entender como cuidar bem delas, convidamos a jardinista Marina Reis, do Atelier Colorato. Ela conta que as queridinhas do momento são a begonia maculata, ficus lyrata, filodendro pink princess, calathea triostar e costela-de-adão. 

 

Como cuidar das plantas em casa

A jardinista Marina Reis, do Atelier Colorato, com um vaso de ficus lyrata (Atelier Colorato/Casa.com.br)

As espécies da moda citadas por Marina gostam de sombra e convivem bem em vasos pequenos dentro de casa. Mas, afinal, como cuidar de cada uma delas? A jardinista responde:

 

Begonia maculata

A begonia maculata, com pintas brancas nas folhas, se destaca entre folhas de costela-de-adão e calathea (Unsplash/Magali Merzougui/Casa.com.br)

“É uma das plantas que precisa de mais atenção. Regar sem deixar encharcar o solo e longe de sol direto são uns dos cuidados que devemos tomar”, recomenda.

 

Ficus lyrata

“Gosta de um solzinho pela manhã e um solo sempre úmido”. 

 

Filodendro pink princess e calathea triostar 

Filodendro pink princess e calathea triostar (Pinterest/Beards & Daisies/Casa.com.br)

Adoram um banho nas folhas, então usar um borrifador é uma ótima opção para deixar sua planta sempre linda. Não esqueça de mantê-la sempre longe do sol. “Eu estou cada dia mais apaixonada pelas calatheas. São tantas cores e desenhos que esse gênero botânico possui que não é difícil montar uma grande coleção em pouco tempo”, conta.

 

Costela-de-adão

(Atelier Colorato/Casa.com.br)

“É uma das mais famosas e também a mais fácil de cuidar. Com regas regulares e um solo adubado, sua planta estará sempre feliz”. 

Vale sempre lembrar: tenha cuidado com plantas que podem ser nocivas aos animais de estimação. Confira quatro espécies para enfeitar a casa sem riscos.

Publicidade