As abóboras, tradicionalmente, são as hortaliças de maior destaque nas festas de Halloween, em 31 de outubro, nos Estados Unidos e, que há alguns anos vem sendo celebrada no Brasil. Graças a sua versatilidade e facilidade de serem encontradas em feiras, mercados ou até mesmo nas hortas caseiras, elas dão vida a uma diversidade de ornamentações especiais.
E para incrementar ainda mais o “Dia das Bruxas”, a ISLA Sementes dá dicas de como produzir enfeites criativos com abóboras e tornar o Halloween ainda mais divertido. Confira!
1. Abóboras esculpidas
Esculpir uma abóbora é uma tarefa que pode levar tempo. Sendo assim, reúna os amigos e a família para agilizar essa divertida produção. Entre os tipos de abóboras maiores utilizadas com essa finalidade estão a Atlantic Gigante, Mammoth, Tetsukabuto ou a Moranga Exposição.
2. Guirlanda
Guirlandas rústicas podem ser produzidas para colocar ao lado da porta e surpreender os convidados. Para isso, as mais indicadas são Abóbora Nova Caravela, Mammoth, Abóbora Chicago, Abobrinha Bavette, Abóbora Jacarezinho.
3. Porta-velas de abóbora
Abóboras pequenas também podem ser utilizadas para a criação de porta-velas. Para isso, retire os miolos de abóboras pequenas e utilize suas bases para essa decoração. Use os menores tipos como Mini Jack, Ouro Rosa, Suspiro ou Pérola Negra.
4. Abóbora discoteca
Por fim, se a festa de Halloween prevê uma pista de dança, a abóbora globo de espelhos é uma excelente opção para incrementar o local. Coloque tiras de fita adesiva prateada metálica em papel vegetal e corte a fita em quadrados. Retire o papel vegetal e cole os quadrados de fita metálica diretamente na abóbora. Qualquer formato e tamanho servem para essa atividade, mas dê preferência às arredondadas como Atlantic Gigante Mammoth.
Como plantar abóboras?
Se você tem vontade de começar a plantar abóbora em casa já pensando na sua próxima festa de Halloween, o primeiro passo é identificar qual variedade será escolhida. Em seguida, faça o semeio em uma sementeira e depois do seu desenvolvimento transplante as mudas para um vaso ou canteiro definitivo, sempre prestando atenção às condições para o cultivo.
Além disso, o substrato deve ser rico em nutrientes e as regas devem ser realizadas de maneira que deixe o solo úmido, porém que não seja encharcado.
Para quem pensa em produzir em larga escala, é necessário realizar o tutoramento do material, otimizando o espaço na lavoura e facilitando na hora da colheita.