Continua após publicidade

4 dicas para limpar corretamente suas plantas

Regar, adubar e podar não são os únicos cuidados que você precisa ter com suas plantas. Confira aqui como limpar as plantas ajuda no seu desenvolvimento

Por Redação
Atualizado em 28 fev 2024, 11h55 - Publicado em 27 fev 2024, 19h00

O cultivo de plantas ganhou um novo patamar durante e depois da pandemia, e essas filhinha precisam de mais do que somente água e luz para prosperar e ter uma vida saudável. Elas também precisam de um pouco da chamada “limpeza carinhosa” (ou TLC – “tender loving cleaning” como a prática é conhecida mundialmente). Limpar as suas folhas é importante não apenas para um visual mais bonito, como também contribui para a saúde das plantas e no combate às pragas e doenças.

Apê de 180m² ganha color block azul na entrada e área de descompressão. Projeto de Studio 92 Arquitetura. Na foto, hall de entrada com color block azul, planta suspensa e carrinho de chá;
Projeto de Studio 92 Arquitetura. (Mariana Orsi/Casa.com.br)

As plantas usam a luz do sol para realizar a fotossíntese, processo metabólico que as mantém vivas. Porém camadas de poeiras e sujeiras em suas folhas podem limitar a quantidade de luz que recebem, criando um lugar para a proliferação de doenças e insetos, que aproveitam o local para se esconderem. Pensando nisso, Scott Duramax reuniu as melhores dicas para cuidar das plantas:

A poeira é inimiga da fotossíntese

Cada camada de poeira nas plantas e na superfície de suas folhas torna mais difícil que ela receba luz solar. Por isso, é importante usar materiais macios para tirar a sujeira, sem danificar as folhas.

Não esqueça de examinar os caules e o solo

Projeto de Paula Scholte. Na foto, sala com plantas, sofá branco e papal de parede.
Projeto de Paula Scholte. (Sambacine/Casa.com.br)

Parte do processo de manter sua planta feliz é limpar os detritos que ficam no solo ou nos vasos. Para fazer isso, raspe suavemente a terra e adeque a recorrência com que você a rega. Assim, é possível evitar algumas doenças, como mofo nas folhas caídas e melhorar o fluxo de ar. Já os caules são o lugar perfeito para os insetos aninharem, pois eles procuram locais aconchegantes.

Lembre-se sempre de procurar por teias e outros sinais de ácaros onde as folhas e o solo/terra se encontram. Se você costuma usar pratinhos embaixo do vaso, esse processo também ajuda a evitar água parada, que pode ser um foco para a dengue.

Seque as plantas à noite

Projeto de Vivi Cirello. Na foto, sala com mesa lateral de madeira com plantas e sofá branco.
Projeto de Vivi Cirello. (Lufe Gomes/Casa.com.br)

Regar suas plantas à noite pode não ser o momento ideal, pois elas não conseguem secar tão rapidamente quanto em outros momentos do dia e as folhas molhadas ficam mais suscetíveis a doenças. Se for regar à noite, use panos macios para secar as folhas depois.

Cada planta precisa de um cuidado personalizado

As plantas são diferentes umas das outras e requerem cuidados únicos de acordo com as suas características. Um cacto, por exemplo, precisa de um cuidado diferente da orquídea. Então, o primeiro passo é pesquisar sobre as suas filhas para entender as necessidades particulares delas.

Produtos para começar seu jardim!

Publicidade