Como plantar margaridas: dicas de cultivo, rega, poda e tipos populares
A paisagista Renata Guastelli conta como cuidar dessas flores bonitas, icônicas e de fácil manutenção
Flores lindas e icônicas, as margaridas são flores populares e fáceis de cuidar. A paisagista Renata Guastelli explica todos os pontos que você precisa considerar para cultivar as suas.
Onde plantar
Segundo a paisagista, elas são flores pouco exigentes, podendo ser plantadas em vasos, jardins ou canteiros.
Qual o melhor vaso para plantar margaridas
“Para plantar margaridas, você vai precisar de um vaso com furos de drenagem, substrato rico em matéria orgânica, mudas ou sementes de margarida e um local com bastante sol”, diz Renata.
Como plantar margaridas
- Coloque o substrato no vaso, deixando cerca de 2 cm de espaço na borda.
- Faça um buraco no centro e coloque a muda ou a semente de margarida, cobrindo com mais substrato.
- Regue bem e mantenha o vaso em um local que receba pelo menos 6 horas de sol por dia.
Como regar margaridas
A paisagista explica que para manter as margaridas felizes, você deve regá-las regularmente mantendo o solo úmido mas não encharcado. “A frequência da rega vai depender do clima e da estação do ano, mas uma boa dica é observar a superfície do solo e regar quando estiver seca”, comenta.
Como adubar margaridas
Você precisará adubar as suas margaridas a cada dois meses, “usando um fertilizante orgânico ou mineral, seguindo as instruções da embalagem”, afirma Renata.
Poda das margaridas
“A poda das margaridas é opcional, mas pode ajudar a estimular o crescimento e a floração. Você pode podar as folhas e as flores secas ou murchas, usando uma tesoura limpa e afiada” relata Renata.
Tipos de margaridas
São muitos os tipos de margaridas, sendo que as mais populares são margarida-do-cabo (Osteospermum), que tem flores coloridas que se abrem durante o dia e se fecham à noite. Outras variedades populares são a margarida-amarela (Euryops pectinatus), que tem flores amarelas e folhas cinzentas, a margarida-gigante (Leucanthemum maximum), que tem flores brancas e grandes, e a margarida-de-paris (Chrysanthemum frutescens), que tem flores brancas e pequenas.