Continua após publicidade

7 plantas que funcionam como repelente para mosquitos

Cansou do barulho de mosquito no ouvido e das picadas chatas? As plantas podem ser uma solução natural:

Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 17h59 - Publicado em 23 jan 2024, 13h00

Vamos falar a verdade: tem algo mais chato que aquele barulhinho de mosquito voando ao pé do ouvido quando estamos dormindo? Ou as inúmeras e insuportáveis picadas que coçam sem parar no verão? Isso sem mencionar o risco de doenças como a dengue, que têm aumentado o número de infectados de maneira preocupante.

Cachorro incomodado com mosquitos
(Reprodução/Giphy)

Além dos repelentes, telas e inseticidas, as plantas podem ser grandes aliadas para eliminar os mosquitos! A paisagista Renata Guastelli diz três espécies funcionam como repelente e como utilizá-las:

1. Lavanda

Plantas que funcionam como repelente para mosquitos. Na foto, lavanda
(L'odyssée Belle/Unsplash)

“Essa planta com flores roxas tem um cheiro agradável para os humanos, mas desagradável para os insetos”, explica Renata. A lavanda pode ser cultivada em vasos e canteiros, com solos bem drenados e regas moderadas

Continua após a publicidade

Uma dica é utilizar a flor em sachês ou fazer o óleo de lavanda e utilizá-lo como repelente.

2. Citronela

Plantas que funcionam como repelente para mosquitos. Na foto, citronela
(Gardening Know How/Reprodução)

A citronela é uma planta aromática que exala um perfume cítrico que afasta os mosquitos. Renata explica que ela pode ser cultivada em vasos ou no jardim, desde que receba bastante Sol e água. É uma planta de baixa manutenção e pode ser utilizada em velas e óleo repelente.

3. Hortelã

Plantas que funcionam como repelente para mosquitos. Na foto, hortelã
(Eleanor Chen/Unsplash)

A hortelã é uma excelente opção não tóxica para afastar mosquitos, moscas e até formigas. Quanto mais forte o aroma, menos insetos você terá. É uma planta fácil de plantar, que segundo a paisagista, prefere sol pleno ou meia sombra e solo úmido.

Além do óleo, você pode aproveitar as folhas e fazer um delicioso chá!

4. Malmequer

Plantas que funcionam como repelente para mosquitos. Na foto, malmequer
(J K/Unsplash)

O malmequer, uma flor anual fácil de cultivar, emite um cheiro que afasta os mosquitos. Cultive-o em vasos e o coloque perto do seu pátio ou da entrada de sua casa para manter os insetos longe.

Continua após a publicidade

Os malmequeres também são uma adição popular às hortas. De acordo com o Jardim Botânico de Nova York, eles não apenas podem afastar os mosquitos, mas também dissuadir pulgões, tripes, moscas brancas, besouros mexicanos do feijão, percevejos da abóbora e lagarta do tomate.

5. Alecrim

Plantas que funcionam como repelente para mosquitos. Na foto, alecrim.
(Luca Volpe/Unsplash)

Outro grande repelente de mosquitos é o alecrim, uma erva com a qual muitos de nós estamos familiarizados. Seu aroma amadeirado é exatamente o que afasta os mosquitos.

Enquanto as pragas ficam longe, você pode desfrutar do aroma da erva e também usá-la para temperar os seus pratos na cozinha.

Continua após a publicidade

6. Manjericão

Plantas que funcionam como repelente para mosquitos. Na foto, manjericão
(Lavi Perchik/Unsplash)

O manjericão é outra erva que pode funcionar como repelente de pragas. O cheiro forte que as folhas de manjericão exalam é o que mantém as pragas afastadas.

Esta erva gosta de se manter úmida, precisa de uma boa drenagem e gosta de muito sol. Você pode plantar manjericão em vasos ou no jardim, sozinho ou com outras flores, desde que as duas plantas atendam aos mesmos requisitos.

7. Sálvia-comum

Plantas que funcionam como repelente para mosquitos. Na foto, sálvia
(Phillip Larking/Unsplash)

Se você adora se reunir ao redor de uma fogueira em seu quintal, plante um pouco de sálvia nas proximidades. Jogue um pouco da planta nas chamas e seu cheiro de terra afastará os insetos. A sálvia também pode ser seca e usada para fazer repelente caseiro.

Como fazer óleo essencial para repelente

  1. Colha as flores ou folhas da sua planta;
  2. Deixe os ramos e deixe-os pendurados secando de ponta cabeça em um local seco e quente mas não exposto ao Sol diretamente por até 2 semanas;
  3. Pegue um recipiente de vidro e encha-o com as flores/folhas já secas deixando 2-3 cm de folga no topo;
  4. Coloque o óleo que você escolher até cobrir as flores/folhas; recomendações são o óleo de coco ou de amêndoas;
  5. Deixe seu recipiente em uma janela onde bata Sol por mais 2 semanas; chacoalhe o recipiente todos os dias para ajudar na infusão;
    *alternativa: você pode fazer a infusão colocando o recipiente em banho maria por alguns minutos, repondo a água quando ela evaporar
  6. Filtre o óleo com um coador ou com um filtro de café para remover as flores, folhas e impurezas;
  7. Armazene em um local fresco e seco;

*Fonte complementar Garden Design

Produtos para começar seu jardim!

Publicidade