Continua após publicidade

Como iniciar seu próprio jardim ao ar livre em 5 etapas fáceis

Deixe seus ambientes externos mais verdes com essas dicas simples e práticas!

Por Daniel Miyazato
Atualizado em 28 set 2024, 20h17 - Publicado em 4 set 2021, 19h00
 (Robin Wersich/Unsplash)
Continua após publicidade

Dizer que a jardinagem ao ar livre é uma atividade que vale a pena é um eufemismo. Cuidados com plantas não só oferecem uma série de benefícios para a saúde física e mental, como também são um hobby saudável e gratificante para vida toda.

Se você é novo neste mundo da jardinagem e só está acostumado com plantas de interior, pode parecer um trabalho difícil e até intimidador:

  • Quais espécies devo plantar?
  • Onde devo colocá-las?
  • Quais materiais preciso?

A jardinagem tradicional realmente requer um pouco mais de esforço, planejamento e conhecimento de plantas. Mas continue lendo para ver que não é nada impossível ter o jardim dos seus sonhos.

Passo 1: Veja quais os níveis de luz solar a sua disposição

 

jardim-ao-ar-livre-hiki-liu-unsplash
(Hiki Liu/Unsplash)

Para seu jardim ter sucesso, você precisa primeiro entender os níveis de luz solar em seu quintal, pátio ou varanda. A mistura de sol e sombra da casa determinará quais plantas você deve incluir no jardim.

Continua após a publicidade

Você pode classificar como “sol pleno” uma área que recebe mais de seis horas de luz solar direta e como “sombra total” uma área que recebe mais de seis horas de sombra direta (como uma varanda, pátio ou varanda cobertas) .

Passo 2: Escolha plantas que se adaptem às condições de luz do seu jardim

 

jardim-ao-ar-livre-artur-aleksanian-unsplash
(Artur Aleksanian/Unsplash)

Para garantir que as plantinhas cresçam bem, separe-as por iluminação e tamanho. Veja quais gostam mais de um cantinho iluminado, escurinho ou que se sentem a vontade tanto no sol quanto na sombra. Confira uma seleção de espécies duras na queda para os iniciantes de plantão (sem trocadilhos).

Passo 3: Invista em materiais para jardinagem

 

jardim-ao-ar-livre-vince-fleming-unsplash
(Vince Fleming/Unsplash)
Continua após a publicidade

Para facilitar o trabalho e deixá-lo mais prazeroso, adquira ferramentas básicas como luvas, pás, tesoura de poda e regador. Caso sua área verde seja grande, uma enxada ou ancinho podem ser bons amigos também.

Passo 4: Escolha bem seus vasos

 

jardim-ao-ar-livre-hassan-unsplash
(Hassan/Unsplash)

Escolha vasos com orifícios de drenagem para que qualquer excesso de água possa escorrer. Lembrando de sempre conferir o nível de água no pratinho. É importante que a planta tenha espaço que as raízes cresçam, por isso procure vasos com ao menos 15 cm de diâmetro.

Passo 5: Arregace as mangas e comece a plantar

 

jardim-ao-ar-livre-philippe-leone-unsplash
(Philippe Leone/Unsplash)
Continua após a publicidade

Decididas quais plantas e o local de cada uma, é hora de sujar as mãos! Com o tempo, observe como suas amigas verdes se desenvolvem. E fique atento para rega e adubação do solo. Se ficar com dúvida, temos guias para manter suas plantas hidratadas e bem nutridas. E caso você queira se aventurar com uma horta em casa, vai gostar deste passo a passo para começar a cultivar alimentos no jardim!

  • Relacionadas

 

Publicidade